quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

10 LIÇÕES ESSENCIAIS PARA REALIZAR UM ATENDIMENTO MÁGICO



Lição n 1: Seja profissional. Esteja sempre pronto, no momento certo e no tempo certo, seja pontual e procure se empenhar ao máximo. “Não se vista para o emprego que tem, mas para o emprego que deseja ter”.
Lição n 2: Trate todos os clientes como trata as pessoas que ama.
Cada um dos seus clientes é um indivíduo com desejos e necessidades individuais, eles também querem se sentir valorizados e respeitados, portanto, se o cliente não fechar uma compra na primeira vez, não deixe de acompanhá-lo até a porta da loja, e diga que espera que ele volte sempre.
Lição n 3: Ouça com atenção.
Procure dar toda a sua atenção ao cliente. Não interrompa e não se envolva com outras tarefas. Falar demais e ouvir de menos, é só um hábito, e os hábitos podem ser mudados. Nunca responda antes de o cliente terminar de falar.
Lição n 4: Lapide as palavras.
O relacionamento duradouro depende de uma boa maneira de se comunicar, e as palavras têm o poder de manter a confiança. Palavras têm o poder de desanimar ou motivar. Use sempre palavras com uma conotação otimista, a exemplo de: “com certeza”, “sem dúvida” e “pode deixar”. Use expressões do tipo: “Como posso ajudá-lo”? “ será um prazer”, “ o que posso fazer por você?”
Lição n 5: Fique sempre à disposição.
Se tiver um cliente na loja, não fique no depósito”. Até mesmo na loja virtual, deixe sempre um pessoa de prontidão para atender o telefone, se um cliente ligar reclamando ou desejar tirar alguma dúvida.
Lição n 6: Não faça promessas que você não pode cumprir.
A garantia da excelência no atendimento, e de serviços de qualidade têm destaque e com informação fácil de entender. O Cliente precisa saber como entrar em contato para solicitar o cumprimento da garantia. Se for um site? Qual é o endereço do site? Por e-mail: qual é o endereço do e-mail?  Por telefone?  Para qual número ele deve ligar?
Lição n 7:  Trate todo cliente como se fosse um cliente fiel.
Ofereça sempre um tratamento especial logo na primeira compra, no primeiro instante que o cliente entrou na loja. Clientes mudam de loja a procura de melhores preços e melhores serviços.
Lição n 8: Saiba a diferença entre necessidades e desejos.
Se o objetivo é que os clientes continuem voltando, comprando mais vezes e elogiando o seu atendimento, não basta entregar o que eles precisam satisfazendo somente as necessidades. É preciso oferecer aos clientes o que eles desejam, benefícios, status e a realização de sonhos…
Lição n 9: Jamais discuta com um cliente.
 O cliente tem sempre razão”.  No papel de gerente ou dono da loja, certifique-se de que seus funcionários saibam que devem ser sempre respeitosos ao lidar com os clientes, por mais que o cliente tente irritá-los.
Lição n 10: Surpreenda seus clientes com algo a mais.
Use da criatividade e da imaginação para surpreender os clientes, dando-lhes algo a mais quando não estiverem esperando. O bar que anuncia uma promoção do tipo: “Tome o primeiro Chopp e ganhe o segundo”.  As pessoas vão sair por aí falando bem da empresa, para amigos, parentes, familiares, fazendo propaganda boca a boca positiva, e compartilhado nas redes sociais  os produtos e serviços de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário