segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PATOLOGIA CORPORATIVA

Você é o tipo de gerente que fica irritado quando um subordinado toma uma decisão sem lhe consultar mesmo sendo pertinente ao nível de responsabilidade deste subordinado?
Você pede relatórios complicados e ricos em detalhes que, após entregues, ficam na sua mesa um bom tempo e  acabam numa estante sem que você sequer os tenha lido?
Se sim, cuidado! Você pode estar vivendo uma patologia corporativa facilmente reconhecida pelos seus funcionários, mas dificilmente detectado por você mesmo, vez que gestores acometidos por este mal refutam as acusações de excesso de controle e as substitui por adjetivos brandos e positivos como, "estruturado", "organizado" ou " perfeccionista". Eles o negam tal como viciados em drogas ou bebidas não veem seu mal.
No entanto, trata-se de  problema sério, que potencializa atrasos no fluxo de informações e até a estagnação econômica de empresas. 
As causas disto são várias. As mais frequentes e principais são internas - insegurança emocional e fraca visão de si mesmo. Em quase todos os casos, este gerente seleciona e implementa processos ou procedimentos com excesso de detalhes e agem como controladores desconfiados - não por razões técnicas, mas apenas para sentir-se útil e importante.
Ele teme que seus funcionários duvidem de sua competência e capacidade criativa requeridas em sua posição hierárquica. E por conta deste medo, ele cria um "feudo" com base em padrões de desempenho e relacionamento não requeridos pelo negócio, mas inspirados exclusivamente no temor e admiração de seus funcionários.
Esta patologia se tornará grave o suficiente para forçar o desligamento de trabalhadores qualificados e valiosos para a empresa. Eles correrão para os concorrentes além, é claro, de promover acusações de assédio moral ou constrangimentos que poderão se converter em processos jurídicos.
A empresa que mantém um único gestor nestes padrões ficará famosa nas redondezas. Seus funcionários, prestadores de serviços e fornecedores divulgarão a todos as dificuldades advindas do tratamento imposto por este personagem.
Se você se enxerga segundo esta descrição, busque um especialista - o mais rápido possível. Se é o que se passa com algum personagem do seu staff, aconselhe-o a buscar cuidados profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário