terça-feira, 3 de janeiro de 2017

7 lições que o varejo deve fazer para atravessar a crise em 2017

Resultado de imagem para varejo

Crise, quedas nas vendas, inflação, desemprego, falta de crédito, margens diluídas, desespero, enfim. Esse é o cenário que a economia do Brasil pinta para 2017. O varejo é uma das suas principais vítimas. Dificilmente passamos um dia sequer sem nos depararmos com alguma noticia desalentadora sobre as perspectivas nas vendas para 2017. Desânimo atrai desânimo, desespero leva a medidas irracionais e abandono do negócio. O que fazer então? Encarar de frente, Olhar para o essencial e saber que crises existem desde que o mundo é mundo e mesmo em momentos de ventos bons para alguns e eterna crise para outros, há aqueles varejistas que prosperam no Paraguai, na favela carioca, e outros que com muito mais recursos levam a falência empreendimentos na avenida paulista ou na Alemanha. O óbvio muitas vezes nos é invisível e com estas 7 rápidas dicas, quero contribuir com o fortalecimento de seu comércio, seja pequeno ou grande e juntos com  quem vive o varejo com paixão atravessar este mar revolto de 2017 com garra e metas alcançadas. E quando aquele outro concorrente lhe disser: "nossa, a situação está feia né", você com a mentalização positiva que é necessária, diga: - Amigo, estou acordando duas vezes na noite para dar risada. Varejo, é antes de tudo, espírito confiante de eterna atitude vencedora. E afinal, porque andar se você pode correr?

1.  CAPACITE SUA EQUIPE 

Vamos ser honestos, porque o varejo brasileiro se acostumou com sua eterna mediocridade na prestação de um atendimento? Pense em um momento que você entrou em uma loja e pensou: Uau, que encantamento esse vendedor. É raro, mas precisa ser assim? O atendimento encantador, que lhe abre o espirito, que lhe tira dúvidas, que te acolhe é um tremendo diferencial nos dias de hoje, onde num clique a compra é executada. Varejo é equipe: os grandes sonhos não se transforam em realidade pela ação de uma única pessoa. É necessário o empenho de um time sincronizado. E também muita confiança. fortes laços de companheirismo, uma grande competência e uma grande convicção. E necessário que o grupo como um todo sinta-se responsável, colabore, preste contas e...comemore. Para fazer coisas extraordinárias os lideres dentro de uma loja devem capacitar os outros a gir em prol de uma visão comum. e, lembre-se, daquela velha frase, se acha que a educação, treinamento, capacitação é perda de tempo ou cara, experimente a ignorância e você verá suas vendas vazarem para seus concorrentes.  

2. TENHAM GESTORES INSPIRADORES. 

O varejo tem um complexo de que é um patinho feio dentro da cadeia econômica. Veja, tem milhões de cursos para capacitar para tudo, porem  poucos com enfase exclusiva para capacitar/formar lideres para atuar na área. Encontre urgentemente essas pessoas no mercado: gestores que deem um significado para aqueles funcionários que somente batem o cartão e esperam a morte chegar. Lideres varejistas que instigam o meio, que sacodem a ferrugem da rotina. Quem não tem medo de ousar e quebrar paradigmas. Que gostem de pessoas. Um gerente/gestor do varejo que crie uma visão compartilhada de que somos e onde queremos estar, que inspire, que desafia a inteligencia alheia e os processos, que capacite e encoraje o coração daqueles que farão o cliente retornar. Que não seja um líder golfinho, que aparece faz uma gracinha e some, mas sim um líder que esteja no meio do mar - com seus dias calmos e turbulentos - e de soluções rápidas e dinâmicas que o varejo tanto precisa. 

3.  FAÇA O CLB (CHEIO, LIMPO E BALIZADO)

Olhe para as lojas novas que saem em seu segmento. A maioria vem com uma propsota sedutora de acolhimento e prazer de estar naquele local. Algumas até exageram um pouco na modernidade, mas é inegável que um ambiente físico acolhedor atrai esse consumidor e faz com que ele fixe na mente aquele local e comece a criar o marketing boca a boca ou por redes sociais hoje tão necessários do que nunca para que seu comércio se fortaleça. Mas, se está faltando verba para uma mudança de lay out mais profunda, comece fazendo o obvio (mas que é alarmante como poucos fazem e ainda continuem com suas lojas escuras e com um clima pesado de filme de terror): tenha ela CHEIA de produtos, com gôndolas na altura dos olhos do clientes e parruda de mercadorias; LIMPA, com banheiros organizados, atrativos para receber diferentes públicos, com aspecto e cheiro de lugar acolhedor. Sem pedaços de gôndolas ou produtos fora de linha que não podem ser vendidos pelos cantos. E BALIZADA. A sensação de horror mor para um consumidor é não conseguir achar um preço da mercadoria escolhida. Começa uma jornada atras da maquina de preços - que muitas vezes não existe ou não funciona, ou para algum funcionário que pare para prestar o mínimo de antedimento. É triste. Portanto eis a dica mais simples mas muitas vezes negligenciada: faça o CLB diariamente.  mas nunca, em hipótese alguma esqueça: o pessoal pode adorar seu clb e o novo visual de sua loja. Isso ajuda e muito. Mas o essencial é o humano. As pessoas que fizeram isso acontecer e estão por trás do CLB. 

4. USE AS REDES SOCIAIS E ENTRE NO COMÉRCIO ELETRÔNICO. 

Goste ou não delas as redes sociais estão no dia a dia de todos e pode ser usada para incrementar seu  negócio físico. Crie um canal de contato com o cliente por aplicativos como whatsapp - coloque na frente de suas propagandas (envie seu orçamento para nós através do  tal...) e responda com rapidez este contato. deixe poucas pessoas responsáveis para a devolução da tratativa, foque um funcionário para isto. Você vai ver chover orçamentos e diminuir o eterno problema de antedimento telefônico, outro grande mal do varejo. Crie páginas de seu negócio em redes como o facebook, mas não só para ofertar produtos, mas também para criar um laço afetivo deste cliente: deixe que ele publique seu lindo apartamento que reformou com seus produtos, que mostre um belo jantar que fez com seu novo fogão, etc. Torne esse caminho um estreitamento da condição cliente fornecedor, crie um elo e curta as conquistas. E, por fim, se for o caso, peça ajuda de gente especializada e crie seu e commerce. Não vai ter tanto custo quanto parece e você entrará num novo mundo de possibilidades. 

5. A DIFERENÇA ENTRE O PORCO E A GALINHA 

É a história triste do sanduíche de ovos com bacon. A intrépida galinha entra com o ovo e sai toda cacarejando, considerando ter cumprido o seu dever.  Já o pobre do porquinho, nessa história, tem de entrar com a própria carne. É um metáfora sobre o nível de compromisso e desejo de resultados dentro de uma loja para atingimento de suas metas. Os melhores profissionais, não vão perder avida neste jogo, mas colocam sempre o que tem de melhor para que esse resultado seja alcançado. E até aqui você capacitou sua equipe, está com lideres inspiradores e uma loja moderna e agradável, apos tudo isso ainda conta com galinhas no batimento dessas metas? Infelizmente é o momento de cortar e melhorar cada vez mais sua equipe ate atingir um ponto de um equipe diferenciada. Uma vez perguntaram para um antigo técnico de futebol americano como ele fazia para manter uma equipe tão motivada? A resposta: Eu elimino quem não é. o varejo não pode perder tempo com quem não quer atingir resultados. 

6.  ATUE COM AGRESSIVIDADE COMERCIAL E TENHA UM ETERNO INCONFORMISMO

Quais são os varejistas que você admira? O que lhe causa essa admiração? Não precisa ser do seu ramo de negócio: o que fazem que você poderia começar a fazer? Não é para sair imitando mas dentro de boas práticas veja aquilo que os campeões fazem e faça! Não tenha medo de absorver ideias vencedoras! Se é do mesmo ramo, o que fazem aqueles que vendem mais que você? O que expõem, qual a margem? qual os salários que pagam? O que você fará a respeito disso? Não se conforme em fazer sempre do mesmo jeito. É comum quando tudo parece dar errado e abaixo de nossas expectativas, diminuímos nossa felicidade, nossa vontade de fazer acontecer. Se o resultado não for positivo comece de novo, o varejo tem um recomeçar eterno, Mantenha o ritmo, a sinergia com o time e os resultados aparecerão. Todo grande avanço começa com uma grande ruptura de paradigmas, Mude comportamentos e atitudes para o outro mês. A chuva sempre molha, mas aquele que está parado vai se encharcar. Seja um inconformado positivo, enfim. 

7. COMEMORE SUAS CONQUISTAS; 

É triste entrar em algumas lojas do varejo. Deprime pelo clima encontrado. As pessoas estão abatidas, cabisbaixas, cumprindo rotinas e rezando para que o ponteiro do relógio seja um Usain Bolt. Mas precisa ser assim? entre em uma loja em que o clima organizacional é alto. As pessoas trabalham em outro ritmo, o astral é outro. No varejo as metas existem, são cobradas e apos serem humilhantemente batidas uma por uma num mês tão difícil o que se faz? NADA. Simplesmente começa tudo de novo. Sem nada que marque aquele momento. Portanto, comece urgentemente a comemorar suas conquistas. alem das comemorações (que podem ser muitas e depois escreverei sobre isso), crie premiações diárias, semanais, por setor de loja. Reconheça os melhores Com o reconhecimento e a comemoração, mostramos as pessoas que elas tem importância e que suas contribuições são vitais para o sucesso de todos. As celebrações são as marcas de pontuação que dão sentido à passagem do tempo; sem elas não há começos nem fim. A vida torna-se uma mera sucessão de dias. E isso para o varejo é mortal. 

E aí, vamos encarar?








Nenhum comentário:

Postar um comentário