quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Quais tipos de pessoas vivem nesse ambiente de trabalho?

Resultado de imagem para varias pessoas e pontos de interrogação

Recentemente, durante minhas férias, encontrei um antigo colega de trabalho numa cafeteria. Após conversas amenas de praxe perguntei onde ele estava trabalhando e como estava profissionalmente. Sua resposta foi mais ou menos assim: 

- Graças aos céus sai daquele empresa que só tinha gente maldosa, fofoqueira, incompetente, que queriam ver a desgraça de todos. Estou entrando em uma nova companhia, acabei de começar estou em treinamento ainda, vamos ver o que me espera!. 

Na verdade confesso que não dei muito espaço, desejei boa sorte e sabedoria e logo me despedi indo embora dali. 

Fiquei com esse encontro na cabeça e me veio uma velha história que escutei uma vez: 

Um jovem chegou a beira de uma praça bem cuidada, próximo a uma cidade e, aproximando-se de um velho perguntou?
- Que tipo de pessoa vive nesse lugar?
- Que tipo de pessoa vive no lugar de onde você veio - perguntou o senhor. 
- Um bando de pessoas egoístas, idiotas, trapaceiras, replicou-lhe o rapaz. Graças a Deus sai de lá. 

A isso o velho respondeu: - A mesmas pessoas, as mesmas coisas encontrará aqui. 

No mesmo dia, outro rapaz se acercou da praça para beber água e, vendo o senhor de idade, perguntou:

- Que tipo de pessoa vive por aqui? 
O ancião respondeu com a mesma pergunta: 
- Que tipo de pessoa vive no lugar de onde você vem meu jovem?
O rapaz respondeu: 
- Um lugar sensacional: cheio de pessoas amigas, honestas, prestativas, que trabalham em equipe. Fiquei muito triste de ter saído de lá. 

- O mesmo encontrará aqui, fique tranquilo - disse o velho morador. 

Um homem que vira as duas cenas não se conteve e perguntou: - Como é possível o senhor ter dado duas respostas tão diferentes à mesma pergunta? 

E teve a seguinte resposta: 

- Cada um carrega dentro de si o meio em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou não poderá encontrar outra coisa por aqui. Aquele que encontrou amigos ali, encontrará aqui também. Somos todos viajantes num tempo muito curto, e o futuro de cada um de nós está escrito nos atos passados e presentes que tomamos; ou seja cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si mesmo. O ambiente de trabalho, o ambiente de nosso lar, o presente, o futuro somos nós que criamos, e isso só depende de nós mesmos. 

Não tenho mais o contato pessoal deste meu antigo colega de trabalho, mas espero que algum dia ele leia essa história e reflita sobre como vemos os ambiente ao nosso redor. Ou sua vida vai ser inteiramente cercada de gente egoísta, de pessoas que só queriam ver o seu sofrimento e que todos não enxergam o mundo com os seus olhos. E mais uma oportunidade será desperdiçada pois ele encontrará exatamente aquilo que espera encontrar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário