domingo, 25 de outubro de 2015

6 Lições de Rock Balboa para ser um gestor melhor

Resultado de imagem para ROCKY BALBOA

1 - Use o medo a seu favor

Muitos dirão que o medo é um inimigo. Isso é uma falácia. O medo é um aliado do homem inteligente. Você não deve jamais se render a ele, mas usá-lo para se tornar mais esperto e atento ao que acontece ao redor. Rocky lembra que nós costumamos nos empenhar mais quando estamos com medo. Outros personagens também ensinam Rocky a lidar com esse sentimento, como a esposa Adrian e também o treinador Mickey, que compara o medo ao fogo: “Se você deixar que ele controle, ele queimará você por dentro. Mas se você controlar, ele queimará tudo ao redor”.
2 - Saiba quem está ao seu lado

Apollo Creed, o primeiro grande oponente de Rocky, se tornou um aliado nos filmes seguintes. Isso leva a uma segunda lição: respeitar quem está do outro lado do “ringue” e saber que essa pessoa, um dia, pode ser importante para que você se sobressaia nos negócios.
3 - Treine duro

Treinar duro é uma outra grande lição de Rocky. Ele corre, sobe escadas e faz exercícios incansavelmente. Aliás, cansaço não está no dicionário de Rocky ou seus treinadores.
4 - A luta só acaba quando soa o gongo

Não desista. São vários rounds, socos e insultos, mas a luta só acabará quando soar o gongo. No primeiro filme, Rocky diz que tudo que deseja é aguentar 15 rounds e, no tocar do gongo, se manter de pé. Para fazer sua ambição se realizar, ele sabe que não pode desistir enquanto o toque final não for lançado. É isso que o administrador precisa ter em mente: não esmorecer.
“Se eu puder aguentar até o fim, o gongo tocar e eu ainda estiver de pé, saberei pela primeira vez na minha vida que não sou mais um boxeadorzinho do bairro” (Rocky, O Lutador)
5 - Para entrar no ringue, é preciso amar a luta

Você não deve entrar em um negócio - assim como num ringue - se não amar o que estiver fazendo. Por que você vai apanhar muito e só resistirá se o que você estiver fazendo tiver um propósito especial. Como Rocky lembra, são 500 socos em uma noite. Então, para subir ao ringue, tenha a certeza de que está disposto a sofrer para ter o prazer de segurar o cinturão no final.
“Prefiro me arriscar fazendo perdidamente algo de que gosto a me sentir perdido por não fazer o que amo” (Rocky Balboa)

6 - Bater, apanhar e continuar em frente

Esqueça tudo que você leu nos livros motivacionais e guarde apenas os conselhos de Rocky ao seu filho sobre a vida. Nossa trajetória não é um mar de rosas e o mundo, nas palavras do lutador, não é um arco-íris. Ele diz que não importa se você é durão. Apanhará e ninguém baterá tão forte como a própria vida. Então, não importa quão forte você golpeie seu adversário, mas quantos golpes aguenta levar e continuar seguindo em frente.

É assim que a vitória é conquistada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário