segunda-feira, 28 de outubro de 2013

14 HÁBITOS PARA UMA CARREIRA DE SUCESSO


Dan McCarthy, especialista em assuntos de liderança, resume 14 tópicos essenciais para uma carreira bem-sucedida. Acontecem muitas mudanças no mundo profissional, mas estas lições continuam a ser importantes. O seu ponto de vista pode ser diferente – sinta-se livre para deixar um comentário sobre o que gostaria de acrescentar à lista.

1. Seja pontual.

A pontualidade não demonstra apenas responsabilidade mas também respeito. Chegue a tempo não apenas com clientes importantes ou para reuniões com o chefe – é o melhor sinal de respeito (ou desrespeito) para com todos.

2. Seja gentil com as pessoas.

Ou, pelo menos, não seja o idiota. Não se trata de ser seletivamente bom, mas sempre agradável com todos. Trabalhar aos empurrões é, provavelmente, a única coisa que as pessoas odeiam no seu trabalho. Se não for dessas pessoas, terá uma carreira longa e gratificante. Se o ato de trabalhar é fácil, então poderá compensar um monte de outros problemas.

3. Não trame o seu chefe ou colegas de trabalho.

Assuma sempre que o que diz sobre alguém irá chegar a essa pessoa mais cedo ou mais tarde. Veja a dica #2 – diga coisas simpáticas nas suas costas. Quando alguém está na FOFOCANDO sobre outra pessoa, assuma que o podem fazer sobre si também.

4. Os relacionamentos são a base do trabalho.

O mercado de trabalho não é apenas o que você faz – é também quem conhece e quão bem os conhece. Os chineses chamam a isto de “Guanxi”. Numa sociedade e economia totalmente interligada, penso que os relacionamentos são mais importantes do que nunca.

5. Nunca perca de vista o que é realmente importante.

A família vem em primeiro lugar, depois o trabalho. Sim, trabalho duro – mas não se torne num workhaolic. Tenho visto muitas pessoas viciadas no trabalho a arruinar a sua saúde e relações. Quando assumem cargos importantes, começam por queimar os seus colaboradores.

6. Esforce-se, todos os anos, para adicionar algo ao seu curriculum.

Para o conseguir, procure novos projetos interessantes sobre temas desconhecidos para si. Procure desafios.

7. Se não gosta de algo no seu trabalho…

…(do seu chefe, colegas, etc.) tem três opções: faça algo para o tornar melhor, aceite-o ou saia. Queixar-se sobre isso só vai irritar os seus colegas, amigos e família. Ah, e não mudará nada.

8. Quando for hora de abandonar o trabalho, faça-o graciosamente.

Nunca queime pontes nem deixe remorsos para trás. Mesmo que se sinta tratado injustamente, siga o seu caminho. Lembre-se que a próxima pessoa a contratá-lo vai, provavelmente, pedir indicações ao chefe que deixou para trás. Deixe para trás uma opinião e uma recomendação brilhante.

9. Procure conectar-se sempre, não apenas quando está a procura de trabalho.

E lembre-se, uma boa rede de contatos constrói-se através da ajuda e das oportunidades que cria para os outros, não apenas quando precisa de um favor.

10. Seja pro-ativo, não fique à espera de ordens.

Claro, todos somos pagos para fazer o que nos é dito, mas o verdadeiro sucesso chega com novas ideias, coisas que ninguém pediu.

11. Tenha uma atitude positiva.

Procure possibilidades, não problemas. As atitudes positivas e negativas são altamente contagiosas.

12. Aprenda continuamente.

Procure sempre chefes e projetos onde possa aprender, oportunidades para obter opiniões e mantenha-se esganado por novo conhecimento e melhores práticas. Certifique-se que cada novo trabalho é uma oportunidade para aprender coisas novas, não apenas para fazer a mesma coisa que já faz há anos.

13. Pergunte o que quiser.

Não assuma que o seu chefe ou colegas podem – ou “deviam” ler a sua mente. Não podem. Portanto, cabe a si levantar as suas dúvidas.

14. Quando confrontado com uma decisão ética…

…pergunte-se: “Encararia com naturalidade a minha decisão se ela aparecer na primeira página do jornal de amanhã?” Em vez de: “Quais são as hipóteses de ser apanhado?” Nunca comprometa a sua ética – é onde a regra do “somos pagos para fazer o que nos é dito” é anulada.


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