quinta-feira, 31 de março de 2011

A CHEGADA DA GERAÇÃO Z AO MERCADO DE TRABALHO


Crianças e adolescentes que já nasceram em contato direto com a internet, a velocidade da informação e as novas tecnologias. Nascidos em meados dos anos 90, essa faixa etária é chamada por especialistas como geração Z. A letra que dá nome a esse grupo vem do termo “zapear”, ato de trocar de canal de TV constantemente pelo controle remoto. Então, essa noção de troca rápida e constante batizou esse grupo etário.

Jovens profissionais desta geração já começam a ingressar no mercado e a grande preocupação por parte das empresas é como receber essas pessoas e como sua chegada impactará nos processos internos e no público consumidor. Diferente da geração X, que teve que se adaptar à chegada das novas tecnologias, e da Y, que cresceu juntamente com o desenvolvimento da modernidade, este novo grupo de profissionais cresceu e se desenvolveu com o advento da tecnologia totalmente ao seu favor. A habilidade e intimidade com os eletrônicos e a velocidade da informação é algo natural.

Conectados com o mundo digital, os jovens que nasceram nos anos 90 chegam ao mercado de trabalho esperando por um mundo semelhante ao seu, conectado, aberto ao diálogo, veloz e global. Às empresas, fica a opção de encarar essa mudança e atualizar seus negócios, criando novas formas de liderança e motivação, ou lutar contra a maré e manter-se conservador frente às alterações ocorridas nos últimos anos. “Por estar em constante mudança e querer desafios constantes, reter esses talentos será um desafio para as empresas. A permanência durante muitos anos, em uma mesma organização, será algo utópico e as corporações terão que saber extrair o melhor destes profissionais enquanto estiverem atuando na companhia. Caberá aos gestores esta função”, indica Gilberto Wiesel, conferencista e consultor da área de desenvolvimento de competências.

A preocupação do universo empresarial com essa geração deve acontecer desde agora. Uma nova conduta da carreira está se formando: o profissional não quer mais perdurar em uma organização durante anos. A geração Z estará sempre em busca de novidades. E a grande questão é que as empresas não pensam em investir em talentos que repentinamente podem sair da corporação. O esforço de recrutar, selecionar e desenvolver profissionais corre o risco de ser em vão, vide a rotatividade que essa nova geração irá impor e o grande desafio será que as corporações criem programas atrativos para a carreira e valorizem seus profissionais, a fim de reter seus talentos. “Acredito que, cada vez mais, o mercado tende a trabalhar por projetos. Permanecer durante muito tempo em uma mesma organização é um conceito que está diminuindo e tendência é que seja eliminado de acordo com os anos”, opina Eline Kullock, presidente do Grupo Foco, consultoria de RH.

Essa geração que chega ao mercado de trabalho tem como forte característica executar multitarefas, ou seja, realizar várias atividades ao mesmo tempo. Esse fato pode ser positivo por um lado, mas há um outro lado negativo: são pessoas que não tem o foco como seu forte e poderão tornar-se profissionais dispersos, que se concentram muito menos em uma só ocupação. O desafio estará em capacitar líderes que consigam uma boa comunicação, uma excelente relação inter e intra-pessoal e que mantenha a equipe focada e motivada.

A presença das gerações X e Y serão fundamentais para que haja uma maior educação profissional do que é ou não correto, conforme diz Gilberto: “apesar de, inevitavelmente, haver o conflito de gerações, a Z precisará muito da X, por exemplo, que ainda estará no mercado de trabalho”. Ele diz que os ensinamentos dos profissionais mais velhos, que estão acostumados com foco em resultado e metas, serão benéficos e vão fazer com que as gerações interajam dentro da empresa.


Fonte: A chegada da geração Z no mercado de trabalho – Especial - Jornal Carreira e Sucesso


FRASE DA SEMANA

"Para Adão, o paraíso é onde 
estava Eva."
Mark Twain

quarta-feira, 30 de março de 2011

SUPERDICAS 7 - "ATUE NO QUE É PRIORIDADE"

Evidente que, para viver, precisamos do básico, mas não de um punhado de coisas que vamos acumulando ao longo da vida. Do mesmo modo, se pensarmos bem, chegaremos a conclusão que não precisamos nem sequer fazer tanto quanto fazemos, ações que, não raro, pensamos ser imprescindíveis. 


A ideia do "vou fazendo, vou fazendo" tornou-se muito desgastante e dispendiosa para o atual estilo de vida de nossa sociedade. Fazer muitas tarefas nem é produzir algo realmente importante, é necessário atuar nas prioridades de nosso cotidiano.


Dê uma "geral" em sua vida, faça um balanço de suas atividades e avalie o grau de importância delas. Relacione ás atividades, depois classifique-as por ordem de importância. Você vai descobrir as razões de ela não estar saindo como o planejado. Como diz o ditado: chacoalha o galho que a fruta cai, isto é, crie sua própria visão sensata de tudo. A vida termina somente para quem não sabe recomeçar. Todo dia pode ser um novo recomeço, mas autoculpa ou autopunição, desde que você não atribua a si próprio fraquezas que na realidades são mecanismos para mantê-lo inerte e torná-lo refém de justificativas perante outros, potencializando ainda mais sua carência. 


A intensidade da busca por soluções determinam o tamanho da fé que podemos ter na resolução de nossas dificuldades. Não se consegue melhorar aquilo que não se avalia; é preciso analisar o que você quer melhorar. Olhe para suas adversidades e saiba o quanto você é capaz de se superar. Você perceberá que é maior que o sofrimento que impõe a sua vida.


Busque um diferencial para tornar-se importante para você mesmo; nossa confiança interior não vem enquanto reclamamos, mas enquanto fazemos e buscamos o melhor para nossa vida.   

terça-feira, 29 de março de 2011

TOP 10 - "CARROS ECOLÓGICOS"

1. TOYOTA PRIUS

2. HONDA INSIGHT

3. FORD FUSION HYBRID

4. MINI COOPER 

5. FORD ESCAPE HYBRID

6. HONDA FIT

7. BMW

8. GM SILVERADO

9. HONDA CIVIC HYBRID

10. TOYOTA CAMRY HYBRID

segunda-feira, 28 de março de 2011

TESTE - "VAMOS VER SE VOCÊ É LIGADO EM ECOLOGIA: CONHECIMENTO SOBRE A ÁGUA!

PARADA ALEATÓRIA BILLBORD - 1989: MADONNA - "CHERISH" (59)


2 SONS - THE SWELL SEASON

"LOW RISING"


Eu quero me sentar com você e conversar
Eu quero tirar as máscaras
E descobrir o que é que eu fiz de errado
Eu quero rasgar estas cortinas
Eu quero que você me encontre em algum lugar
Hoje à noite nesta antiga cidade turística
E vamos
"FALLING SLOWLY"



Não te conheço
Mas te quero
Ainda mais por isso
As palavras me escapam
E sempre me enganam
E fico sem reação

sexta-feira, 25 de março de 2011

OS 10 LIVROS DE CARREIRA MAIS BEM SUCEDIDOS

Monge e o Executivo, escrito
 por James C Hunter, conta a história de um empresário que decide largar tudo 
e ir viver em um mosteiro beneditino. Lá aprende os princípios fundamentais dos
 verdadeiros líderes.
James C Hunter, escreveu o famoso livro 
O Monge e o Executivo (entre os mais lidos de nossa lista).
 EmComo se tornar um líder servidor o autor ensina 
como aplicar na vida e no trabalho os princípios ensinados pelo monge.
O título é claro: Não tenha medo de ser chefe.
 O autor Bruce Tulgan explica que os profissionais não devem ver os cargos
 de líder negativamente. A liderança pode ser uma oportunidade de ser útil
 e alcançar sucesso profissional.
Vencer ou fracassar é resultado de sete hábitos, 
Segundo Stephen Covey, autor de Os 7 hábitos das pessoas 
altamente eficazes. Para o autor, o que diferencia as pessoas bem-sucedidas das 
fracassadas são seus hábitos.
W Chan Kim e Renée Mauborgne, 
autores de aEstratégia do Oceano Azul, estudaram 30 indústrias diferentes. 
O que eles descobriram? Que as empresas criam nichos, fazem da concorrência algo
 irrelevante e encontram caminhos para crescer.
A falta de diálogo sobre dinheiro é a principal
 causa de brigas e até separações entre casais. Agora você entende porque 
Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, do consultor Gustavo 
Cerbasi, faz tanto sucesso? O livro oferece dicas para a administração da grana a dois.
Entre 1997 e 2009, Vicente Falconi trabalhou em 
grandes empresas como AmBev e Sadia. As experiências de Falconi resultaram no livro
 O verdadeiro poder. Com cases e exemplos, o autor relata questões importantes
 no mundo corporativo.
A mineira Luísa quer abrir uma empresa para
 vender seus deliciosos doces de goiaba. Esse é o fio condutor usado por Fernando 
Dolabela em
 O Segredo de Luisa. O autor ensina tudo o que é preciso saber para fazer do
Escrito há 2,5 mil anos atrás, A Arte da Guerra 
figura sempre no topo dos mais vendidos. O autor Sun Tzu, um filósofo chinês, ensina, 
em 13 capítulos, técnicas de guerra, que podem ser usadas, de forma pacífica, em várias áreas.
 sonho um negócio.
Ele revolucionou os computadores nos anos 1970 e 
1980. Depois foi a vez do cinema de animação e da música digital. 
A Cabeça de Steve Jobs, de Leander Kahney, é uma mescla 
de biografia e dicas de liderança a partir da história de seu personagem principal:
 o dono da Apple.

UM ROTEIRO PARA A FELICIDADE

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Um roteiro para a felicidade

Advogada americana mostra em livro como é possível alcançar a felicidade em 12 meses sem fazer mudanças radicais em sua vida

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Ela era casada com o homem que amava, tinha duas filhas encantadoras, ótimos amigos e um bom emprego como advogada. Ou seja, tudo indicava – e ela mesma reconhecia – que não lhe faltavam confortos emocionais, tampouco bens materiais. Ainda assim, uma sensação de vazio, um descontentamento, episódios de melancolia e uma certa irritabilidade a perseguiam. Foi então, dentro de um ônibus, num dia chuvoso, que a ficha da advogada americana Gretchen Rubin finalmente caiu. Ao ver uma mulher caminhando na chuva, com uma mão segurando o guarda-chuva e o celular, e a outra empurrando um carrinho de bebê, ela se identificou com a cena e se deu conta de que sua vida estava longe de ser prazerosa como podia. “Percebi que não valorizava o que tinha nem investia meu tempo no que era importante para mim”, diz Gretchen à Istoé. “Eu queria ser mais feliz, mas como? Foi aí que decidi listar o que me dava prazer e ir atrás.” Depois de pesquisar teorias e estudos sobre felicidade, ela desenvolveu um projeto para aumentar o seu coeficiente em 12 áreas da vida. A experiência levou um ano e virou livro, em que narra a epopeia de sua transformação (hoje ela se diz completamente feliz). “Projeto Felicidade” permaneceu por quatro semanas na lista dos mais vendidos do “The New York Times” e acaba de chegar ao Brasil pela editora Best Seller.
À primeira vista, o livro parece mais um a explorar o desejo de alcançar a felicidade e a oferecer uma receita de eficácia duvidosa para chegar lá. No último ano, em especial nos Estados Unidos, uma avalanche de publicações com esse perfil invadiu as livrarias. Entre os títulos estão “The Nine Rooms of Happiness” (algo como os nove ambientes da felicidade), de Lucy Danzinger, e “Awakening Joy: 10 Steps that Will Put You on the Road to Real Happiness” (acordando para o prazer: dez passos que vão te colocar na estrada para a felicidade real), de Shoshana Alexander. Alguns acreditam que a tendência tenha ligação com a crise econômica de 2008, mas há quem diga que é sinal dos tempos. “Vivemos sob pressão para sermos belos, ricos, bem-sucedidos e eufóricos”, diz o psiquiatra Ricardo Fera, que estuda o tema. “Mas, quanto mais possibilidades de ser feliz o mundo contemporâneo oferece, mais ansiosas ficam as pessoas.” “Projeto Felicidade” destoa dos demais porque parte do princípio de que não existe receita universal para encontrar satisfação. Outro trunfo do livro é humanizar a busca por meio da trajetória da autora, contada com relatos espirituosos e de fácil identificação.
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“Percebi que não valorizava o que tinha nem investia meu tempo
no que era importante para mim”
Gretchen Rubin, autora de “Projeto Felicidade”
O primeiro passo de Gretchen em sua empreitada foi pesquisar tudo o que podia sobre o tema, desde textos de filósofos clássicos como Platão e teóricos da psicologia positiva como Sonja Lyubomirsky até ícones da cultura popular, como a apresentadora americana Oprah Winfrey. Também investigou a natureza da felicidade sob a ótica das religiões. Depois, partiu para a execução de seu plano de ação. Definiu suas 12 prioridades, como “casamento” e “trabalho”. E resolveu que dedicaria um mês para cada uma delas. Manteve um diário de alimentação, um de frases, outro de gráficos e, claro, um blog. Afinal, hoje em dia, todo projeto que se preze vem acompanhado de um diário virtual. Atual­mente, seu blog mantém uma ferramenta que ajuda o visitante a montar o próprio projeto.
Durante 12 meses, a autora fez um test-drive de teorias da felicidade. “Estudos relacionam casais amigos a casamentos duradouros”, diz Gretchen. “Concluí que a minha irritação só prejudicava a amizade com o meu marido e estabeleci a prioridade de não ser mais irritante.” Ou seja, ela transformou seu cotidiano através de mudanças de comportamento. E descobriu a felicidade nas pequenas coisas, como, por exemplo, numa estante organizada. “Sabia que agiria de forma mais despreocupada e carinhosa se não me sentisse sufocada pela desordem mental e física.”
Diferentemente de outros best-sellers, que propõem grandes revoluções para alcançar o bem-estar, como “Comer, Rezar, Amar”, cuja autora, Elizabeth Gilbert, larga tudo e viaja para a Itália, Índia e Indonésia em busca de autoconhecimento, o livro de Gretchen foca nos detalhes do cotidiano – o que o torna mais inspirador para quem tem casa, família, filhos, carreira e não quer uma guinada tão radical. “Para mim, estava claro que a minha felicidade não estava num lugar distante”, diz ela. Segundo especialistas, Gretchen está certa: a felicidade não cai do céu, é um estado que se constrói. “Buscar o bem-estar não é opcional”, diz o psicólogo Cláudio Reis, professor da Universidade de Brasília (UnB). “Todos nós o aspiramos naturalmente, mas precisamos nos movimentar para conquistá-lo.” Através de projetos como esse, ou de iniciativas menos racionais, o importante é vencer a inércia.

SEXTA DA "GASTRONOMIA" - BATATA RECHEADA

Tá sem tempo. Veja que fácil. Preparei, e se seguir a risca, fica uma delícia. Seja criativo no recheio. 

quinta-feira, 24 de março de 2011

TIRINHAS E SUAS LIÇÕES


Duas situações distintas relacionadas a promoções dentro das empresas.

1ª Situação

Te dão uma promoção, mas os poderes que você deseja para relizar o que precisa ser feito dentro da empresa. Muitas empresas não delegam, não sabem, ou mesmo não querem fazer isso. Situação complicada, uma sugestão é começar a planejar a mudança de cargo ou os rumos da sua carreira.

2ª Situação

Você faz de tudo na empresa, usa a premissa de que "quem não é visto não é lembrado" e mesmo assim você não consegue alcançar os objetivos que você traçou para sua carreira. Então só resta uma solução, se você não consegue mudar a empresa é mais fácil mudar de empresa. 

TESTE - "VOCÊ PENSA COMO UM MILIONÁRIO"

FRASE DA SEMANA



2 SONS - THE XX

"VCR"


Você, você costumava ter todas as respostas
E você, você continua tendo muitas delas
E nós, nós vivemos metade do dia
E nós, nós vivemos metade da noite
"CRYSTALIZED"
Você aplicou a pressão
Para me ter cristalizado
E você tem fé
Que eu poderia trazer o paraíso

segunda-feira, 21 de março de 2011

SUPERDICAS 6 - "ESTABELEÇA COMPROMISSO COM O IMPOSSÍVEL"


Quando traçamos nossos objetivos, ás vezes pensamos em dar passos curtos em um terreno onde possamos nos sentir seguros e ter o controle de tudo. Aprendemos algo com esses passos, mas não o suficiente e o necessário para satisfazer o que está em nossa imaginação.


Estabelecer compromisso com o impossível é interessante, pois vai conduzir você de maneira diferenciada e trará realizações  além das expectativas. Você pode ter a seguinte dúvida: "como pensar num compromisso com o impossível? Talvez nem chegue lá..."


Pode ser que nem chegue mesmo, mas, quando alguém resolve realizar algo além de suas possibilidades momentâneas, também precisa pensar e agir além de seus limites. É  nesse momento, quando esses pensamentos e atitudes são superados, que novos fatos acontecem para abrir horizontes até então desconhecidos. 


Por mais instruído que seja qualquer mestre, ele começou com o ABC; o que o transformou foi a constância de ações rumo ao aprendizado sem limites, aprendizado este que desenvolveu sua sensibilidade, sua intuição, aquilo que ele é como pessoa. 


Quando partir para algo na vida, escolha como objetivo o que parece impossível e comece a descobrir o que é necessário para consegui-lo. Inicie esse processo de maneira simples, mas constantemente; descubra o o novo em cada suspiro desta trajetória. Muitas pessoas que saíram em busca de um destino terminaram descobrindo que ele não estava tão longe, mas, para isso,tiveram de elevar seus olhos par além de sua área de atuação. 


Há a possibilidade de você não alcançar o impossível, mas irá descobrir muitas coisas possíveis bem próximas de você que pareciam distantes e, graças ao seu empenho e á sua busca, vai encontrar as inspirações mais importantes para sua vida. 


Melhor que chegar ao destino é decifrar o caminho. 





A DOSE CERTA DA ASSERTIVIDADE


Clareza e foco são essenciais para o sucesso profissional. Veja se você precisa aperfeiçoar essas habilidades

comunicar idéias com clareza, manter o equilíbrio durante uma discussão e aceitar pontos de vista diferentes são atitudes importantes para o seu desempenho profissional. Todas elas estão relacionadas à assertividade, uma competência fundamental para quem deseja crescer na carreira e melhorar o comportamento no trabalho. Segundo o dicionário Houaiss, trata-se da capacidade de fazer afirmações categóricas. Na carreira, sua missão é ficar na medida certa dessa competência, sem parecer indeciso ou agressivo. Encontrar esse equilíbrio requer treinamento, e pode levar mais ou menos tempo, dependendo da sua dedicação. 

O administrador Mário Cury de Paiva, de 49 anos, gerente de operações comerciais da Datasul, desenvolvedora de software, por exemplo, demorou para conseguir se expressar de maneira mais precisa e objetiva. Com medo de chatear os colegas de trabalho, ele tinha dificuldade de expressar suas idéias, evitava discordar do chefe e nem sempre conseguia reagir diante de um conflito. "Tinha sempre a sensação de que havia feito o que era necessário, mas os resultados não apareciam", diz. Um coach sugeriu que antes de cada conversa ou reunião Mário listasse seus objetivos. Hoje, Mário não sai de uma conversa com questões pendentes. “Se tivesse descoberto isso antes, acho que teria crescido mais rápido na carreira, fechado mais contratos e recebido mais desafios”, afirma.

Avalie se você pratica a assertividade na dose certa. Depois, confira cinco dicas que vão ajudar você a desenvolver mais essa competência.
Calibre a sua pontaria 
Cinco dicas para você desenvolver sua assertividade:

1. Organize o pensamento 
Antes de uma reunião ou conversa importante, reserve 15
minutos para colocar no papel seus objetivos, as idéias que
 deseja apresentar e os argumentos que vão fundamentá-las.
“Com conceitos ordenados, é mais fácil criar um raciocínio
lógico, que o ajudará a expor as idéias de forma objetiva
e clara, aumentando as chances de serem ouvidas e seguidas”,
 diz Marisa da Silva, consultora da Career Center, de São Paulo.

2. Avalie seu comportamento 
Pergunte ao time como as pessoas enxergam seu comportamento.
 É a melhor forma de conhecer a imagem que passa
 aos outros — ela é um reflexo de como você está agindo.
 Indague sobre os momentos em que eles acreditam que
sua atitude não foi adequada. “É importante estar aberto
para críticas e, mesmo que não concorde, ouça com atenção
 e avalie onde e como melhorar”, diz Marisa.

3. Mude aos poucos 
Faça a lista das situações em que gostaria de ser mais assertivo
 e ordene-as da mais simples à mais complexa. Se no topo da
lista está dizer mais ‘não’, por exemplo, comece a exercitar isso no dia-dia.
 Quando estiver mais seguro, passe para o próximo item.
 Tentar mudar tudo de uma vez traz ansiedade e aumenta as chances de fracasso.
“Sair da zona de conforto é difícil e falhar faz parte do processo”,
 diz Francisco Ramirez, professor de gestão de pessoas do Ibmec São Paulo.

4. Invista na segurança Para conseguir argumentar e defender
seu ponto de vista, em qualquer situação, é importante dominar
o assunto em questão. Busque informação sobre o tema em pauta
 e levante possíveis dúvidas que possam surgir. “Segurança é o segredo da assertividade.
Se está confiante, terá mais firmeza na hora de agir e falar”, diz a consultora.

5. Evite os impulsos 
Diante de uma discussão, o ideal é esfriar a cabeça. Agir sem
 pensar aumenta as chances de ser grosseiro ou deixar passar
coisas importantes. “Durante conflitos há muitas emoções afloradas.
Assertividade requer equilíbrio”, diz Anderson Sant’Anna,
coordenador do núcleo de desenvolvimento do conhecimento em liderança
 da Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte (MG). Acalme os ânimos
 e conduza a situação com transparência.