segunda-feira, 21 de março de 2011

A DOSE CERTA DA ASSERTIVIDADE


Clareza e foco são essenciais para o sucesso profissional. Veja se você precisa aperfeiçoar essas habilidades

comunicar idéias com clareza, manter o equilíbrio durante uma discussão e aceitar pontos de vista diferentes são atitudes importantes para o seu desempenho profissional. Todas elas estão relacionadas à assertividade, uma competência fundamental para quem deseja crescer na carreira e melhorar o comportamento no trabalho. Segundo o dicionário Houaiss, trata-se da capacidade de fazer afirmações categóricas. Na carreira, sua missão é ficar na medida certa dessa competência, sem parecer indeciso ou agressivo. Encontrar esse equilíbrio requer treinamento, e pode levar mais ou menos tempo, dependendo da sua dedicação. 

O administrador Mário Cury de Paiva, de 49 anos, gerente de operações comerciais da Datasul, desenvolvedora de software, por exemplo, demorou para conseguir se expressar de maneira mais precisa e objetiva. Com medo de chatear os colegas de trabalho, ele tinha dificuldade de expressar suas idéias, evitava discordar do chefe e nem sempre conseguia reagir diante de um conflito. "Tinha sempre a sensação de que havia feito o que era necessário, mas os resultados não apareciam", diz. Um coach sugeriu que antes de cada conversa ou reunião Mário listasse seus objetivos. Hoje, Mário não sai de uma conversa com questões pendentes. “Se tivesse descoberto isso antes, acho que teria crescido mais rápido na carreira, fechado mais contratos e recebido mais desafios”, afirma.

Avalie se você pratica a assertividade na dose certa. Depois, confira cinco dicas que vão ajudar você a desenvolver mais essa competência.
Calibre a sua pontaria 
Cinco dicas para você desenvolver sua assertividade:

1. Organize o pensamento 
Antes de uma reunião ou conversa importante, reserve 15
minutos para colocar no papel seus objetivos, as idéias que
 deseja apresentar e os argumentos que vão fundamentá-las.
“Com conceitos ordenados, é mais fácil criar um raciocínio
lógico, que o ajudará a expor as idéias de forma objetiva
e clara, aumentando as chances de serem ouvidas e seguidas”,
 diz Marisa da Silva, consultora da Career Center, de São Paulo.

2. Avalie seu comportamento 
Pergunte ao time como as pessoas enxergam seu comportamento.
 É a melhor forma de conhecer a imagem que passa
 aos outros — ela é um reflexo de como você está agindo.
 Indague sobre os momentos em que eles acreditam que
sua atitude não foi adequada. “É importante estar aberto
para críticas e, mesmo que não concorde, ouça com atenção
 e avalie onde e como melhorar”, diz Marisa.

3. Mude aos poucos 
Faça a lista das situações em que gostaria de ser mais assertivo
 e ordene-as da mais simples à mais complexa. Se no topo da
lista está dizer mais ‘não’, por exemplo, comece a exercitar isso no dia-dia.
 Quando estiver mais seguro, passe para o próximo item.
 Tentar mudar tudo de uma vez traz ansiedade e aumenta as chances de fracasso.
“Sair da zona de conforto é difícil e falhar faz parte do processo”,
 diz Francisco Ramirez, professor de gestão de pessoas do Ibmec São Paulo.

4. Invista na segurança Para conseguir argumentar e defender
seu ponto de vista, em qualquer situação, é importante dominar
o assunto em questão. Busque informação sobre o tema em pauta
 e levante possíveis dúvidas que possam surgir. “Segurança é o segredo da assertividade.
Se está confiante, terá mais firmeza na hora de agir e falar”, diz a consultora.

5. Evite os impulsos 
Diante de uma discussão, o ideal é esfriar a cabeça. Agir sem
 pensar aumenta as chances de ser grosseiro ou deixar passar
coisas importantes. “Durante conflitos há muitas emoções afloradas.
Assertividade requer equilíbrio”, diz Anderson Sant’Anna,
coordenador do núcleo de desenvolvimento do conhecimento em liderança
 da Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte (MG). Acalme os ânimos
 e conduza a situação com transparência.

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