domingo, 25 de dezembro de 2011

SUPERDICAS 44 - ASSINE UMA CRÍTICA COM ELOGIO

Quem bate esquece, quem apanha não esquece. Críticas são importantes para aperfeiçoamento das pessoas, das empresas e do mundo, mas comumente são confundidas com desabafo, discórdia e com uma maneira de alguém dizer o que pensa do jeito que bem entende. Quando criticamos alguém, logo esquecemos, mas, quando somos criticados, nem sempre esquecemos assim tão facilmente. Toda crítica deve ser sempre construtiva, e, para isso, existe uma regra de ouro: assine com um elogio toda a crítica que fizer.

Por mais que alguém mereça ser criticado, antes de fazê-lo é necessário descobrir os pontos positivos do  alvo da crítica, eles sempre existem, basta procurá-los. Coloque-os em evidência e torne-os parte da crítica. Nunca critique de modo gratuito, isto é tagarelice, e ninguém aprende anda ou ensina nada falando mais que a boca.

Muitos adultos passam por problemas pelo fato de terem sido submetidos as duras críticas durante a infância sem terem sues pontos positivos enfatizados. As críticas que receberam nunca foram assinadas com um elogio. Restou a impressão de que, quando se faz algo certo, não se faz mais que a obrigação.

A crítica existe para auxiliar no aprimoramento das pessoas e em suas realizações; é um instrumento de esclarecimento, não uma técnica para prejudicar. Quando fizer uma crítica, certifique-se que está com o devido preparo e fundamento para fazê-lo; depois, certifique-se de que irá assiná-la co um elogio verdadeiro e sincero.

Nossa opinião pode mudar a vida de alguém para melhor ou pode destruí-la; muita gente não tem noção do impacto de que uma crítica malfeita pode ter em determinados tipos de pessoas. Já uma crítica harmoniosa pode fazer de você uma pessoa importante e inesquecível na vida de quem a recebeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário