Por mais que alguém mereça ser criticado, antes de fazê-lo é necessário descobrir os pontos positivos do alvo da crítica, eles sempre existem, basta procurá-los. Coloque-os em evidência e torne-os parte da crítica. Nunca critique de modo gratuito, isto é tagarelice, e ninguém aprende anda ou ensina nada falando mais que a boca.
Muitos adultos passam por problemas pelo fato de terem sido submetidos as duras críticas durante a infância sem terem sues pontos positivos enfatizados. As críticas que receberam nunca foram assinadas com um elogio. Restou a impressão de que, quando se faz algo certo, não se faz mais que a obrigação.
A crítica existe para auxiliar no aprimoramento das pessoas e em suas realizações; é um instrumento de esclarecimento, não uma técnica para prejudicar. Quando fizer uma crítica, certifique-se que está com o devido preparo e fundamento para fazê-lo; depois, certifique-se de que irá assiná-la co um elogio verdadeiro e sincero.
Nossa opinião pode mudar a vida de alguém para melhor ou pode destruí-la; muita gente não tem noção do impacto de que uma crítica malfeita pode ter em determinados tipos de pessoas. Já uma crítica harmoniosa pode fazer de você uma pessoa importante e inesquecível na vida de quem a recebeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário