Todas as mudanças que queremos fazer na vida referem-se a mudar como nos sentimos ou nosso comportamento. As diversas formas de terapia utilizam vários meios diferentes para chegar a um mesmo resultado. O condicionamento neuroassociativo tem como objetivo mudar o significado que damos às coisas.
Por exemplo, se você quer emagrecer e nunca consegue fazer uma dieta direito, é porque para você fazer dieta significa dor. Seu cérebro provavelmente associa dieta a fome, privação, restrição, falta de liberdade.
O que o condicionamento neuroassociativo faz é mudar essa associação. Uma vez que você passe a associar dieta a saúde, beleza, diversão, vida longa, você conseguirá ser bem sucedido.
Com os três passos dessa técnica você pode mudar qualquer coisa em sua vida. Vamos a eles.
1. Obtenha alavancagem
Para mudar, você tem que estar comprometido. Não adianta apenas querer. Nem o melhor terapeuta nem a melhor técnica do mundo conseguirão mudar uma pessoa que não está realmente comprometida com a mudança.
Comprometer-se é diferente de querer. Muitas pessoas dizem querer mudar, mas poucas realmente estão comprometidas com a mudança. Comprometer-se significa cortar todas as outras possibilidade. Significa transformar um “eu poderia” em um “eu devo”.
Uma maneira de você conseguir alavancagem é associar bastante dor ao fato de não mudar. O que vai custar a você a longo prazo se não parar de fumar? Se não perder os quilos extras? Se continuar empregado para um completo idiota?
2. Interrompa o padrão limitador
O segundo passo é quebrar suas associações atuais. Quando pensar em dieta como algo ruim, faça algo inesperado. Abra um sorriso e bata os braços, faça um barulho estranho, morda a própria língua.
A ideia é fazer isso repetidas vezes, a ponto de interromper o padrão limitador a um ponto que você não consiga voltar a ele.
3. Condicione-se a uma nova associação
Se antes você associava dieta a sacrifício, agora você vai ter que se condicionar a associar dieta a diversão.
Um condicionamento é algo que fazemos repetidas vezes até que se torne um hábito. Pense em condicionamento físico: ninguém o obtém da noite para o dia. É preciso exercitar-se um pouco a cada dia até estar bem condicionado.
Aqui ocorre o mesmo. Você vai ligar o item que você deseja mudar na sua vida a coisas boas. E também associará o fato de não mudar a coisas muito ruins. Isso deve ser feito constantemente, até que o novo padrão esteja assentado no seu cérebro.
Exercícios do dia 4
No dia 3, você deve ter listado quatro coisas que deseja mudar em sua vida. Hoje, você deve pegar cada um desses itens e fazer os seguintes exercícios:
- Obtenha alavancagem: escreva 10 razões pelas quais você deve mudar isso hoje. Depois, escreva todas as razões pelas quais você sabe que pode fazer isso.
- Interrompa seus padrões: descreva 4 ou 5 maneiras de colocá-lo fora da sua atual associação limitadora – e use-os!
- Condicione-se: faça forçadamente o seu novo comportamento. Dê a si mesmo um senso de realização e alegria, orgulho ou satisfação cada vez que você o fizer. Faça isso repetidas vezes até que rapidamente, quando você pensar nessa nova associação, automaticamente vai se sentir bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário