quarta-feira, 24 de agosto de 2011

VOCÊ É AMBICIOSO? ISSO É BOM OU RUIM?


Faz parte da natureza humana a busca constante por novas maneiras de satisfazer necessidades e anseios. Podemos chamar este sentimento de ambição.
Ambição é essencial. É a ambição que nos faz buscar novos horizontes, que nos move, faz com que tenhamos uma razão para acordar todos os dias e que nos dá energia e motivação para superarmos todos os obstáculos.
Porém, quando a ambição é desmedida, ela pode se transformar e virar ganância. E a ganância tem o poder de cegar as pessoas e tirar-lhes o discernimento, quase como se a pessoa estivesse sonâmbula, acordada, porém não totalmente ciente de seus atos. 
Enquanto a ambição é algo bastante positivo, a ganância pode ser perigosa e até mesmo destrutiva. Os resultados da ganância nas organizações são conhecidos: promoções deturpadas, processos seletivos nem sempre corretos e transparentes, vazamento de informações sigilosas, entre outros.
Mas não somente as empresas e as pessoas que cercam os gananciosos são prejudicados. Acredito que os principais prejudicados são eles mesmos. Isso mesmo, os gananciosos!
Acredite, a ganância geralmente não é percebida como uma coisa ruim por quem a vivencia; muitos se enganam achando que trata-se de um nível mais intenso de ambição e não percebem que os prejudicados também são eles.
Eu realmente acredito que pessoas muito gananciosas podem ter mais dificuldades em se sentirem felizes. A sensação de nunca estar satisfeito e achar que há sempre um patamar superior a ser atingido, pode fazer com que a pessoa não perceba suas conquistas e acabe achando que elas não existem. E quando achamos que não temos conquistas  a serem comemoradas, nos sentimos incompetentes, e, no limite, infelizes.
Por isto a ambição é importante sim, mas comemorar suas conquistas e se permitir sentir-se realizado com suas entregas e aprendizados é essencial.
A insatisfação contínua,  pode levar dependentes químicos a uma overdose. Analogamente não poderíamos imaginar que ela pode fazer o mesmo com os “insatisfeitos de carteirinha” nas empresas?
Você/sa

Nenhum comentário:

Postar um comentário