quinta-feira, 30 de junho de 2011

O QUE É ATITUDE? POR MAX GEHRINGER

Muitos funcionários já ouviram referências a algumas de suas atitudes. Tem gente que não consegue progredir na carreira porque não tem atitude. Tem gente que progride apesar delas. E tem gente que usa a palavra como escapatória, como se ela fosse auto-explicativa, para não dar maiores explicações. Realmente, hoje em dia atitude é ua palavra abundante em sinônimos. Por exemplo:

De “decisão”: “Precisamos tomar uma atitude”.
De “comportamento”: “Não gostei nenhum pouco dessa sua atitude”.
De “ação”: “São atitudes como essa que fazem um grande vendedor”.
De “determinação”: ”O time voltou para o segundo tempo com mais atitude”.
De “posição”: “Ele esta assumindo uma atitude preguiçosa”.
De “aceitação”: “Você precisa ter uma atitude menos critica com relação à empresa”.
De “sei lá”: “Ah, ela tem, assim, atitude, sabe?”.




Atitude é exatamente a mesma coisa que aptidão (a palavra original era “aptitude”). E significava “estar preparado, física e mentalmente, para executar uma tarefa”. Só que, aí, a palavra perde completamente o charme. Porque atitude dá a impressão de ser algo muito mais cósmico. No dicionário Houaiss, a primeira definição de atitude é “a maneira como o corpo (humano ou animal) está posicionado”. Atitude seria a chamada “pose” – e sei que muita gente concordará com isso.

E por, falar em animais, o leão é um que tem atitude. E, como todo chefe, vivia incomodado com os súditos que não mostravam atitude. Principalmente a tartaruga. E disse: “Se você pensar bem, tartaruga, o ser humano nada mais é que um macaco que teve atitude. E veja onde ele conseguiu chegar na carreira”. E o leão continuou: ”Não é que queira me gabar, mas veja o meu caso. Em minha casa, quem vai à caça é minha senhora, dona leoa. Além disso, ela cria nossos filhotes. O que eu sei fazer é rugir. Por isso, minha vida se resume a comer bem, a fazer sexo e a dar ordens. Sabe por quê? Porque tenho atitude”. E a tartaruga, após 45 minutos, assentiu. Já demonstrando impaciência, o leão perguntou se a tartaruga tinha entendido o feedback. E a tartaruga, uma hora depois, respondeu: “Sabe, Vossa Majestade? Não quero ser rei. Nem pretendo se o mais veloz dos animais. Nem o mais bonito, nem o mais forte. Essa é a minha atitude: quero ser o que sou, e não o que os outros querem que eu seja. Já disse isso para o seu falecido bisavô. E, um dia, vou dizer isso para o seu bisneto”. E os dois ficaram se olhando, ambos convencidos de que o outro jamais entenderia o que é atitude.



Do mesmo modo que alguns chefes e alguns subordinados se olham. Porque um sempre acha que atitude é o que já tem de sobra. E o outro sempre acha que atitude é o que está faltando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário