quinta-feira, 22 de outubro de 2009

TEXTOS PARA O DIA-A-DIA

O Segredo? Eu Também Tenho Um!

Luiz de Paiva

Nos últimos tempos temos ouvido muito falar de segredos para o sucesso, seja na carreira, na empresa ou na vida pessoal. Além de um livro muito famoso sobre o tema, vemos muitos outros (livros, autores e palestrantes) que oferecem a chave mágica para atingir o que cada um quer.
Bom, resolvi entrar na moda… também vou divulgar um segredo irrefutável sobre como atingir o sucesso, a felicidade, o amor, dinheiro, fama e fortuna. Aqui vai: NÃO HÁ SEGREDOS!!! (silêncio…)
Sabem por que não há um segredo? Porque um segredo é algo que poucas pessoas sabem. No entanto, todos nós conhecemos as receitas para ser bem-sucedido. Dúvida do que estou dizendo? Então vamos lá:
Em sua carreira, você deve ser proativo, se preocupar constantemente em estar atualizado, trabalhar em seu networking com colegas e profissionais fora da empresa, entender e atender às expectativas dos chefes e tratar com respeito, orientar e apoiar seus subordinados.
Se você tem uma empresa, deve contratar e treinar uma equipe eficiente, criar bons produtos e serviços, caprichar no atendimento ao cliente, investir corretamente em marketing e cuidar de suas finanças.
Agora pense… eu falei alguma novidade? Acredito que tudo isto é de conhecimento da maior parte dos profissionais e empresários. Então, onde está a dificuldade em atingir o sucesso?
A dificuldade está em que nem sempre fazemos o que sabemos que é correto. As causas são diversas, passando por preguiça, falta de foco, excesso de trabalho, pressões externas, gerenciamento ineficiente, simples esquecimento, etc.
Portanto, poderíamos dizer que o segredo é fazer o que sabemos que é correto. Mas isso também não é novidade, todos estamos cientes que devemos fazer isso.

Que fique claro, não estou dizendo que os “segredos” divulgados por diversos autores não são válidos. Muito pelo contrário, eles são peças fundamentais para montar o quebra-cabeças do sucesso. A atitude positiva e mentalização das metas, por exemplo, são uma força essencial para que a pessoa consiga tomar as ações corretas e seguir adiante quando as dificuldades surgirem.
A questão é que os resultados não dependem de um ou outro fator. Dependem de uma complexa combinação na qual há inúmeras situações possíveis. Devemos nos preparar, nos relacionar, entender, aprender, lutar, estudar, liderar e seguir, para que cada fator contribua positivamente para nossa própria definição de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário