domingo, 25 de outubro de 2009

DÚVIDAS FREQUENTES - CAIXAS D´AGUA






Como devo proceder para instalar minha caixa d’água em Polietileno?
As caixas d’água de polietileno tem a vantagem da facilidade de sua instalação por serem leves e possuírem boa ancoragem e boa durabilidade.
Verifique se a superfície onde será instalada a caixa d’água, é lisa plana e sem qualquer irregularidade. Se for assentada diretamente sobre a laje, cuidado com pedras, pontas de ferro, etc.
Fure a caixa nos pontos apropriados para essa finalidade utilizando serra-copo compatível com o diâmetro das flanges. A furação também poderá ser feita com broca fina através de sucessivos furos sobre a circunferência do diâmetro desejado e posterior acabamento com lixa fina. Utilize flanges com anel de vedação de borracha.
No caso das caixas de polietileno, por possuírem paredes lisas, as gotas de água resultantes do fenômeno da condensação (contato da umidade do ar com a parede fria da caixa d’água) escorrem e ficam acumuladas na base da caixa. Isto pode acarretar danos em forros de madeira, umedecer a laje e danificar a pintura. A solução é ventilar o local e evitar que o ar quente e úmido (confinado entre o telhado e o forro) entre em contato com a caixa.

Como devo proceder para instalar minha caixa d’água em Fibrocimento?
Antes da instalação, verifique se a caixa está em perfeito estado: Molhe as paredes internamente e externamente e veja se não aparecem trincas. Amarre a caixa com cordas separadas por um calço para erguê-la.
A caixa deve ser assentada sobre superfície plana e nivelada ou sobre 2 vigas de madeira. No caso de caixas retangulares, fure nos pontos marcados (rebaixados) utilizando ferramentas adequadas (utilize, preferencialmente, brocas para metal). Se for necessário a abertura de orifícios maiores, faça uma série de furos em círculo e retire o pedaço cortado com a ajuda de um martelo. Dê acabamento com uma grosa.
Instale as tubulações nos locais onde foram abertos os orifícios (selos de rompimento ou nas bordas de reforço, nunca no fundo ou na parede central). Fixe a tampa com fixadores de tampa colocados ao meio de cada um dos lados maiores da caixa (a tampa não deve ser perfurada, mas fixada com os parafusos dos fixadores). No caso da necessidade de vedação total, aplique espuma adesiva de PVC na borda da caixa de água (a espessura não deve ultrapassar 1 cm).
Para realizar cortes ou furar caixas de fibrocimento com ferramentas elétricas, não se esqueça de utilizar a máscara e demais acessórios de proteção. No caso de armazenamento de água agressiva (água de poço), pinte a caixa internamente com tinta betuminosa que não altere a potabilidade da água (consulte o fabricante).

Como devo efetuar a limpeza da minha cx. d’água?
O processo de limpeza e manutenção da caixa d’água, deve ser efetuado no mínimo 2 vezes por ano. A execução é simples e não necessita da contratação de um profissional especializado.
1 - Feche o registro, impedindo a entrada de água na caixa ou amarre a bóia.
2 - Utilize toda a água armazenada.
3 - Quando a caixa estiver quase vazia, tampe a saída para que a água que restou seja usada na limpeza e para que a sujeira não desça pelo cano. Limpe as paredes e o fundo da caixa.
4 - Use somente panos e escova macia para a limpeza.
5 - Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.
6 - Retire a água e o material que restaram da limpeza, usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa.
7 - Encha a caixa e acrescente 1 litro de água sanitária para cada 100 litros de água. Espere 2 horas, feche a entrada de água e esvazie a caixa. Esta água servirá para limpar e desinfetar os canos.
8 - Tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos.
9 - Anote, do lado de fora da caixa, a data da limpeza.
Finalmente abra a entrada de água. Esta água já pode ser usada.

Qual a temperatura máxima suportada pela caixa d’água de polietileno?
Para o armazenamento de água a temperatura máxima é de 70ºC; no caso de outros líquidos consulte nosso Departamento de Atendimento ao Cliente.

Como devem ser feitas as ligações hidráulicas das tubulações?
Os furos para as tubulações devem ser feitos com serra-copo, broca ou outra ferramenta, de acordo com as recomendações do fabricante.
As tubulações de alimentação e de extravasão (ladrão) devem ser instaladas na parte superior da parede lateral da caixa d’água, nos pontos indicados pelo fabricante.
A tubulação de alimentação deve ser equipada com torneira de bóia ou qualquer outro dispositivo com a mesma função no controle da entrada da água e manutenção do nível desejado.
As tubulações de saída e de limpeza devem ser instaladas no ponto mais baixo possível da parede lateral da caixa d’água, conforme indicação.
Todas as tubulações devem ser instaladas em posição perpendicular às paredes laterais da caixa d’água.

É necessário a utilização de tirantes nas caixas d'água de polietileno?
Se a caixa for instalada ao ar livre, deve-se fixá-la na base de assentamento com tirantes.

Minha cx. d’água está úmida/suando/gotejando. Onde errei?
Este fenômeno é resultado de “condensação”. As paredes frias da Caixa d’água em contato com o ar quente do ambiente fazem a caixa “gotejar”, como um copo de água gelada no verão.
É preciso ventilar o local. Em alguns casos, a aplicação de impermeabilizantes (base acrílica) pode ajudar no processo.

Posso reparar trincas em minha caixa d’água?
Não. Não existe maneira de devolver as características do fibrocimento. Alguns produtos podem até ser utilizados, entretanto, a pressão da água será forte o bastante para aumentar a trinca ou até mesmo romper a caixa. Nestes casos a solução é trocar a caixa d’água.

É realmente necessário realizar testes no solo antes de iniciar a instalação da caixa d’água ?
Sim. Procedendo desta maneira é possível detectar eventuais defeitos antes dela estar locada, o que causaria maiores transtornos para sua substituição.

7 comentários:

  1. Boa noite vc ja respondeu a minha pergunta mas vou insistir,minha caixa de agua é de 1000 litros e ela esta suando a ponto de pingar no forro existe algo que possa resolver o meu problema tipo um isolante térmico liquido para aplicar dentro da caixa, a que tenho é de plástico redonda comum OBRIGADO. Ivaldo1970.santos@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Minha caixa dágua fica instalado no forro da casa, que é de madeira, ela está usando e molhando toda a casa, socorro, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  3. Minha caixa dágua fica instalado no forro da casa, que é de madeira, ela está usando e molhando toda a casa, socorro, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  4. Minha caixa dágua fica instalado no forro da casa, que é de madeira, ela está usando e molhando toda a casa, socorro, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  5. Minha caixa dágua fica instalado no forro da casa, que é de madeira, ela está usando e molhando toda a casa, socorro, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  6. Minha caixa dágua fica instalado no forro da casa, que é de madeira, ela está usando e molhando toda a casa, socorro, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  7. Minha caixa dágua fica instalado no forro da casa, que é de madeira, ela está usando e molhando toda a casa, socorro, o que posso fazer?

    ResponderExcluir