segunda-feira, 10 de abril de 2017

Qual é o seu objetivo? Não deixe que o google responda por você

Resultado de imagem para qual o seu objetivo

Pergunta difícil essa: Qual é o seu objetivo? Parece simples e muitas vezes temos uma resposta automática, sem uma devida reflexão.  Não há, obviamente, uma resposta certa, temos  várias, muitas vezes conflitantes em certo momento. Mas assim como metas não podemos deixar de ter tais objetivos. Objetivo é traçar um caminho daquilo que almejamos no horizonte próximo. E hoje, ao separar e analisar currículos para uma vaga que não necessitava de muita experiência (jovens aprendizes), me deparei com uma surpresa: não total na verdade, pois um padrão já existe há muito tempo, porém os cinco analisados para a mesma vaga tinham o mesmíssimo objetivo:  


                  1. Colaborar em um ambiente de trabalho onde possa colocar em pratica meus 
                    conhecimentos em favor da instituição na qual viso integrar, focando sempre o 
                    beneficio e o crescimento da organização e o crescimento profissional.   



Vá ao google e digite: qual objetivo colocar no currículo?.  A resposta citada acima é a que aparece automaticamente. Você nem precisa entrar em site algum. Nem necessita se dar ao trabalho de pesquisar algo mais parecido com aquilo que você se identifica nas milhares de paginas com o tema.. É um objetivo sem dúvida de encher os olhos. Mas sinto informar, não é o seu. Não era a do meu grupo. São frases feitas para tirar a questão da frente e passar para outra. Um praxe. O objetivo do google é muito claro, fazer nós pensarmos cada vez menos, para que precisemos de seus serviços cada vez mais. Mas felizmente ou infelizmente tem respostas que ele não vai poder te dar. E aqui entra a maravilha: você terá de pensar no seu. 



O mundo está mudando. Mas a novidade não é a mudança do mundo, pois o mundo sempre mudou. A novidade é a velocidade da mudança. Nunca se mudou com tanta velocidade e muitas vezes nessa noção que sempre nos falta tempo, numa eterna vigília pelo agora, nós entramos num piloto automático de fazer sem refletir. Todos usamos o google, e não é errado usá-lo. Mas ele não pode dar respostas prontas a todas suas questões. Sua resposta, pessoal, contextual, familiar - seu horizonte próximo. E nosso Dr. google no dá tudo pronto: nosso objetivo, nosso sonho, nossa meta, nosso futuro. Não caia nessa armadilha. 



Portanto, se for  necessário colocar em sua ficha curricular qual o seu objetivo, não vá para o google. Vá ao seu coração e sua mente. Arrisque ser original nesses dias de eternos  Ctrl+Alt+Del. Acredite! Você já sairá do meio da multidão. Se o objetivo for ganhar dinheiro, não tenha vergonha disso - se for vendedor comissionado melhor ainda. Pode ser melhorar seu padrão profissional; crescer naquela empresa que de longe se admira; aprender uma profissão nova; sair do desemprego, pois você gosta de trabalhar, e isso o dignifica. São objetivos, cada qual com o seu no seu intimo. É o momento de ser original e começar. Colocar o seu claro e preciso objetivo em prática. A compressão sobre seu valor e importância, o nosso lugar na vida, o que me faz levantar todos dias e continuar lutando. Não deixe que um site faça isso por você. 







Um comentário: