quinta-feira, 17 de julho de 2014

20 DICAS PARA SE TORNAR UM GRANDE LÍDER

Ninguém nasce “Líder”. As pessoas se desenvolvem e tornam-se líderes.
Mas vamos direto às 20 dicas:
1 – Trabalhe mais que seus liderados. Muita transpiração;
2 – Você tem que ser mais capacitado que seus liderados. Saber e conhecer mais sobre os assuntos da área do que qualquer outro;
3 – Estruture a área para não haver responsabilidade compartilhada ou difusa entre várias pessoas. Sem isso, sempre haverá aquela velha justificativa: “Eu fiz a minha parte, mas não deu resultado porque o João não fez a dele”;
4 – Crie em conjunto com cada liderado, indicadores de resultados para medir o desempenho deles. Isso dá a direção que eles devem seguir. Tudo que é medido melhora;
5 – Trabalhe dentro do conceito de melhoria contínua sobre esses indicadores. “Hoje melhor do que ontem e pior do que amanhã”;
6 – Ao final de cada mês, peça para que os liderados façam uma auto avaliação e depois converse com eles e cobre fortemente pelos resultados. Até porque seu líder o fará com você. Diga o que você acha que foi bem (elogie) e o que precisa ser melhorado. Ofereça apoio para a melhoria dessas fraquezas;
7 – Para quem está indo muito mal, aponte os problemas, ofereça apoio, mas avise que se continuar sem obter resultados, não poderá continuar na empresa. Fora alguma falta grave, ninguém deve ser demitido sem antes ser alertado;
8 – Jamais promova alguém por amizade ou simpatia. Utilize a “meritocracia”.
9 – Faça acontecer ou seu substituto o fará;
10 – Jamais “durma com o inimigo”. Se alguém estiver “jogando contra”, demita;
11 – Identifique entre seus liderados quem é um talento. Invista nele. Se você for “insubstituível”, jamais crescerá na carreira;
12 – Motive seus liderados. Crie um bom ambiente de trabalho, com disciplina, mas onde as pessoas se sintam bem;
13 – Aprenda a ouvir. Incentive seus liderados a darem contribuições e novas ideias. Eles se sentirão valorizados e participativos;
14 – Focar as ações importantes e não deixar que os liderados saiam “atirando para todos os lados”. Não acertarão nada. Não percam tempo com bobagens. Esqueçam as formiguinhas e olhem para os elefantes;
15 – É fundamental para o líder ter sinergia e alinhamento com seus pares e áreas relacionadas;
16 – A liderança deve ser situacional. Isso quer dizer que o comportamento do líder deve variar conforme a situação e as características individuais de cada liderado, ou seja, há momentos que devemos ser “duros” e em outros mais maleáveis, delegar ou centralizar, “botar pressão” ou amenizar, dar bronca ou elogiar, etc.;
17 – O liderado sabe quando está sendo enrolado. Nada melhor do que falar a verdade, por mais dura que seja. Em um primeiro momento é mais desgastante, mas gera credibilidade e confiança ao longo do tempo;
18 – Não há nada mais desmotivador que um líder “roubar” a conquista de um liderado. E todos ficarão sabendo;
19 – Jamais dê um “esporro” em um liderado na frente de outras pessoas. Faça-o particularmente;
20 – Não caia no modismo de ficar mandando muitos e-mails para os liderados. Procure conversar olho-no-olho.

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