quarta-feira, 17 de julho de 2013

DICA DE GESTÃO DO DIA! II

Há uma frase que todos os gestores deveriam detestar ouvir numa avaliação de sua equipe, por mais talentoso que seja a pessoa: "Eu tenho problemas de relacionamentos com as pessoas". 
Para mim, este é o beijo da morte: "Você destrói as pessoas a sua volta", sempre penso. "Ele não se dá bem com as pessoas? Então o problema dele é grande mesmo, pois no varejo temos pessoas por todos os lados, não temos cães, nem gatos - só pessoas. E se ele não consegue se relacionar com os colegas, que benefício está trazendo para a empresa? Como gestor nesta área, sua função em motivar genuinamente os funcionários é primordial. Se não consegue fazer isso, está no lugar errado. 

terça-feira, 16 de julho de 2013

DICA DE GESTÃO DO DIA !

Se você quiser dar crédito a uma pessoa, faça por escrito. Se você quiser mandá-lo para o inferno, faça-o por telefone". 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

AS LIÇÕES QUE O UFC NOS DEIXA PARA A VIDA!

Foram sete anos de vitórias pautadas em dez defesas de cinturão, mas ontem, ficou comprovado que nenhum outro atleta teria facilidade em derrotar o campeão Anderson Silva, exceto ele mesmo.

Lidar com o sucesso requer tranquilidade, olhar crítico e humildade. O foco deve ser mantido, a "guarda" fechada, pois até os menos preparados podem se desenvolver e nos surpreender com um "nocaute". E depois que do golpe certeiro, é muito difícil a recuperação.

Devemos entender que o sucesso não pertence a ninguém, apenas vincula-se a quem acha conveniente enquanto sente-se valorizado. E basta um detalhe não dar certo para que ele procure outro dono. Dessa forma, tínhamos de um lado a estratégia da arrogância e do outro, a vontade, a disciplina e a coragem. Adivinhem para onde o sucesso foi dessa vez? Mas nada é definitivo e outras oportunidades virão.

Afinal, a derrota também não pertence a ninguém, e logo a determinação e coragem podem voltar para aqueles que a esqueceram em alguns momentos onde arrogância prevaleceu. Basta entender e voltar para o caminho certo.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

A LIÇÃO DO TIO

 Um amigo me contava que, há alguns anos, foi a seu tio e lhe disse:
- Tenho um segredo. Se eu lhe contar você o guarda só para si.
E o tio lhe respondeu.
- É claro que não. Eu o contarei a todo mundo, pois, se você, que é o dono do segredo,  não dá conta de guardá-lo, por que eu darei?
E o Neto finalizou dizendo: “Desde então, eu aprendi que segredo não se revela nem à pessoa em quem mais confiamos, porque, se é um segredo, assim deve permanecer”.
O método com que o tio  ensinou não é muito ortodoxo sob a ótica pedagógica. Mas isso não está em discussão aqui. Ele alcançou seu objetivo. Saber guardar um  segredo diferencia as pessoas confiáveis daquelas que não são.
Contar segredo a um amigo ou parente e pedir sigilo é uma atitude em si mesmo duvidosa.  No entanto, há casos em que é necessário que seja passado a alguém. Nesta situação, a pessoa a quem se conta deve ter um grande comprometimento e, inclusive, conhecer quais serão as consequências caso venha  a revelá-lo.  
Conheça e cultive o sábio ensinamento de Baltasar Gracián, o célebre bispo e pensador católico do sec XVII, que disse: "Quem confia seus segredos a outra pessoa, faz-se escravo dela".