quinta-feira, 4 de julho de 2013

A LIÇÃO DO TIO

 Um amigo me contava que, há alguns anos, foi a seu tio e lhe disse:
- Tenho um segredo. Se eu lhe contar você o guarda só para si.
E o tio lhe respondeu.
- É claro que não. Eu o contarei a todo mundo, pois, se você, que é o dono do segredo,  não dá conta de guardá-lo, por que eu darei?
E o Neto finalizou dizendo: “Desde então, eu aprendi que segredo não se revela nem à pessoa em quem mais confiamos, porque, se é um segredo, assim deve permanecer”.
O método com que o tio  ensinou não é muito ortodoxo sob a ótica pedagógica. Mas isso não está em discussão aqui. Ele alcançou seu objetivo. Saber guardar um  segredo diferencia as pessoas confiáveis daquelas que não são.
Contar segredo a um amigo ou parente e pedir sigilo é uma atitude em si mesmo duvidosa.  No entanto, há casos em que é necessário que seja passado a alguém. Nesta situação, a pessoa a quem se conta deve ter um grande comprometimento e, inclusive, conhecer quais serão as consequências caso venha  a revelá-lo.  
Conheça e cultive o sábio ensinamento de Baltasar Gracián, o célebre bispo e pensador católico do sec XVII, que disse: "Quem confia seus segredos a outra pessoa, faz-se escravo dela".

Nenhum comentário:

Postar um comentário