sexta-feira, 18 de maio de 2012

VOCÊ TEM UM MENTOR?


Um dia eu estava no Shopping encontrei a mulher de um amigo meu com seu filho vestido de batmam. Copiar heróis é um aprendizado poderoso. Um mentor deverá ser para nós o que os heróis são para as crianças. Alguém que se observar e quer imitar. O papel do herói é muito mais do que inspira-lo. Eles fazem com que as situações pareçam fáceis. Ao fazer parecem fáceis nos convencem a querer ser como eles. “Se eles conseguiram, eu também posso”.


A necessidade de ter um herói, um mentor é fundamental para o sucesso. Poucas pessoas têm tempo para adquirir por meio de pesquisas e leitura todas as informações e técnicas necessárias. Por essa razão, os mentores em mais de uma área são certamente úteis.

Tive o privilégio de ter a quem recorrer em duas áreas que considero importante, nos negócios e no lado espiritual. Ligo para os meus mentores nessas especialidades e faço-lhes perguntas. Pelos menos uma vez por semana converso com alguém sobre áreas da vida nas quais tenho profundo interesse. Sugiro que você forme redes com pessoas que mereçam respeito e confiança, pessoas que possam orienta-los nos caminhos da vida. Por exemplo, a pessoa para a qual você trabalha pode fornecer informações de valor inestimável sobre como alcançar o nível de sucesso que ela alcançou. Tudo o que você tem de fazer é buscar essas informações, ouvir com atenção e aplica-las a sua própria vida.

Mais importante do que ter um mentor é ser um mentor. Lembre-se que em algum aspecto da vida você sabe mais de um assunto do que outra pessoa. É uma lei do universo se você dá conhecimento, você irá receber conhecimento. Existe uma pesquisa que diz, que você aprende:

- 95% do que ensina,
- 25% do que lê,
- 05% do que ouve.

Cada vez que você ensina, essa repetição permite observar pequenas diferenças, que nos proporcionam aperfeiçoamento.

Conseqüentemente as pessoas que ensinam progridem, tornam-se aptas a promoções e aumentos de salário e desfrutam uma melhor reputação dentro da empresa. A gratidão que as pessoas sentem por seus mentores estabelece uma ligação muito forte, criando um espírito muito grande de equipe. Aqui se encaixa o ditado: “Você realmente pode ter tudo o quer na vida se ajudar suficientemente os outros a terem o que desejam”.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

DICAS PARA FAZER UMA APRESENTAÇÃO COMO STEVE JOBS


Steve Jobs se tornou reconhecido por trazer inovação à vida das pessoas, com a criação da Apple e de produtos como o computador Macintosh e os mais modernos iPod, iPhone e iPad. Uma de suas qualidades era a capacidade de fazer apresentações memoráveis. Com base nas dicas de Jim Confalone, da empresa de design de apresentações ProPoint Graphics, publicadas no site da revista Entrepreneur, aprenda a tornar a sua apresentação mais atraente e prender a atenção do público.
1. Descubra o ponto crucial da sua apresentação e deixe-o claro
Steve Jobs sabia que a mente humana não consegue processar uma quantidade enorme de informações em um único evento. Qualquer dado que não está transmitindo uma mensagem específica pode enfraquecer o impacto da apresentação. Portanto, use somente os elementos visuais que derem sustentação ao seu argumento.
2. Saiba por que as pessoas querem ouvi-lo
Sua plateia veio ouvir o que você tem a dizer por alguma razão. É importante descobrir qual o motivo que trouxe as pessoas até sua apresentação, pois você pode focar em aspectos diferentes e fazer com que os espectadores sejam mais receptivos ao que você diz. O mesmo discurso pode ter impactos diferentes quando direcionado a acionistas, engenheiros ou vendedores.
3. Mantenha sua audiência focada em você, não na sua apresentação
Ninguém vai a uma palestra para olhar slides – a plateia está lá para ver e ouvir o apresentador. Mantenha o foco em você. Uma dica para atrair a atenção dos espectadores, e algo que Jobs fazia frequentemente, é inserir um slide em branco no meio da sua apresentação, o que faz com que todos olhem para você.
4. Estabeleça uma conexão pessoal com seus espectadores
Embora o objetivo de Jobs em seus eventos fosse o de vender tecnologia, ele sempre tentou criar uma espécie de ligação emocional com seus espectadores. Assim, conseguia mostrar as inovações criadas pela Apple a uma plateia mais simpática e receptiva.
5. Domine o conteúdo de sua apresentação
Você deve fazer o possível para saber de todos os assuntos que serão abordados. Jobs se preparava meticulosamente para cada uma de suas palestras, planejando todos os acontecimentos. Outras pessoas preferem ser espontâneas e fazer improvisações. No entanto, independentemente do estilo, conhecer todos os pontos de um discurso permite que o palestrante fale com calma e clareza, o que é primordial em uma apresentação bem-sucedida.