segunda-feira, 14 de maio de 2012

DICAS PARA FAZER UMA APRESENTAÇÃO COMO STEVE JOBS


Steve Jobs se tornou reconhecido por trazer inovação à vida das pessoas, com a criação da Apple e de produtos como o computador Macintosh e os mais modernos iPod, iPhone e iPad. Uma de suas qualidades era a capacidade de fazer apresentações memoráveis. Com base nas dicas de Jim Confalone, da empresa de design de apresentações ProPoint Graphics, publicadas no site da revista Entrepreneur, aprenda a tornar a sua apresentação mais atraente e prender a atenção do público.
1. Descubra o ponto crucial da sua apresentação e deixe-o claro
Steve Jobs sabia que a mente humana não consegue processar uma quantidade enorme de informações em um único evento. Qualquer dado que não está transmitindo uma mensagem específica pode enfraquecer o impacto da apresentação. Portanto, use somente os elementos visuais que derem sustentação ao seu argumento.
2. Saiba por que as pessoas querem ouvi-lo
Sua plateia veio ouvir o que você tem a dizer por alguma razão. É importante descobrir qual o motivo que trouxe as pessoas até sua apresentação, pois você pode focar em aspectos diferentes e fazer com que os espectadores sejam mais receptivos ao que você diz. O mesmo discurso pode ter impactos diferentes quando direcionado a acionistas, engenheiros ou vendedores.
3. Mantenha sua audiência focada em você, não na sua apresentação
Ninguém vai a uma palestra para olhar slides – a plateia está lá para ver e ouvir o apresentador. Mantenha o foco em você. Uma dica para atrair a atenção dos espectadores, e algo que Jobs fazia frequentemente, é inserir um slide em branco no meio da sua apresentação, o que faz com que todos olhem para você.
4. Estabeleça uma conexão pessoal com seus espectadores
Embora o objetivo de Jobs em seus eventos fosse o de vender tecnologia, ele sempre tentou criar uma espécie de ligação emocional com seus espectadores. Assim, conseguia mostrar as inovações criadas pela Apple a uma plateia mais simpática e receptiva.
5. Domine o conteúdo de sua apresentação
Você deve fazer o possível para saber de todos os assuntos que serão abordados. Jobs se preparava meticulosamente para cada uma de suas palestras, planejando todos os acontecimentos. Outras pessoas preferem ser espontâneas e fazer improvisações. No entanto, independentemente do estilo, conhecer todos os pontos de um discurso permite que o palestrante fale com calma e clareza, o que é primordial em uma apresentação bem-sucedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário