terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

OS 7 PRINCÍPIOS ESSENCIAIS DO LÍDER

1. Conheça seu pessoal e sua empresa. 

Como é possivel executar corretamente a estratégia da organização se existem líderes que não conhecem seus gerentes, nem o pessoal da área operacional, ou seja; não conhecem verdadeiramente a sua empresa. Como líder, você tem de conhecer bem o seu negócio, para fazer as avaliações, dialogar com as pessoas. Envolvimento, entendimento e comprometimento, são necessários para superar a resistência passiva das pessoas do setor operacional. Deve existir um relacionamento pessoal constante entre o líder e as pessoas que estão trabalhando na empresa. Como líder você precisa se mostrar, visitar as unidades de negócios, conhecer o ambiente, a estrutura operacional, vê de perto como funciona. 

2. Invista no realismo. 

Muitas organizações estão repletas de líderes que negam a realidade, preferem evitar as confrontações. Isso acontece sempre, quando nas entrevistas, estes líderes evitam descrever os pontos fracos de suas empresas. Geralmente eles descrevem os pontos fortes muito bem, mas, não são tão bons, para identificar os pontos fracos. Como é possível melhorar a performance da empresa, se você evita adotar o realismo? Se as pessoas não querem enfrentar os problemas de forma realista, jamais vão poder mensurar o progresso da empresa comparando com os concorrentes. Quando você evita o realismo, na maioria das vezes, não consegue resolver as reclamações dos clientes, porque acredita que você está sempre certo, os clientes é que estão errados. 


3. Estabeleça metas e prioridades claras 

O líder das organizações aprende a definir metas claras, com simplicidade, falando diretamente sobre o que realmente pensa. Vendedores, colaboradores, pessoas em organizações modernas, precisam de um pequeno número de metas claras para executar bem. Metas claras e prioridades bem definidas, influenciam de modo positivo o desempenho geral da organização. As pessoas costumam perder muito tempo procurando saber quem consegue o quê e por quê, quando o líder não sabe definir claramente suas metas . 

4. Conclua o que foi planejado. 

A principal causa da má execução, é não saber dar continuidade às ações. As coisas possuem começo e meio, mas não chegam ao fim. Todos os colaboradores concordam com a excelente idéia, mas como ninguém foi responsabilizado pelos resultados, nada aconteceu. 



5. Recompense quem faz. 

Acontece muito nas empresas que não sabem executar. Elas não sabem avaliar o desempenho. Não sabem distinguir entre aqueles que atingem resultados, e aqueles que não atingem. Não recompensam de acordo, e não promovem as pessoas que sabem como fazer as coisas acontecerem. 


6. Amplie as habilidades das pessoas pela orientação. 

Esta é a grande habilidade do líder: fazer perguntas diretas, o que força as pessoas a pensar, e a descobrir como fazer as coisas . Dar ordens e ensinar como fazer as tarefas, não amplia as habilidades das pessoas. Cada encontro com o seu liderado é uma oportunidade do líder aprender a arte de questionar. 

7. Conheça a si próprio. 

O sucesso da execução está na firmeza emocional, aquela capacidade de descobrir-se a si próprio e do autodomínio. Firmeza emocional é desenvolver a sabedoria de colocar as pessoas certas nos cargos certos. 
São quatro as qualidades-chave que fazem a firmeza emocional: 
Autenticidade- você é real. Nao é uma imitação. 
Consciência de si próprio- Conhece seus pontos fortes e fracos. 
Autocontrole- Quando você se conhece, você se controla. Aprende como ouvir e admitir que não sabe todas as respostas. 
Humildade- Aprende com os erros, e cria ao longo do tempo um processo de tomada de decisão com base na experiência. 



Fonte: www.comunidadevendamais.com.br

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