segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA

Meu amigo Fábio Sertistio, diz que a tempos tenta subir degraus na empresa na qual trabalha, e parece que este momento está chegando. Fábio, não posso dar muitos conselhos - conselhos quase nunca são bem-vindos, e aqueles que mais precisam são os que menos gostam de recebê-los - mas vou usar estes espaços na NET para dar dicas que podem ser bastante úteis para quem quer atingir novos graus de liderança. 


Nunca esqueça que sempre o que vale é mais disposição do que posição. Liderança é uma escolha que se faz, não um lugar em que se senta. Outo mito: "Quando chegar ao topo, aí aprenderei a liderar". Quando a oportunidade chega é tarde demais para se preparar para ela. Se quiser ser um líder de sucesso, aprenda a ser líder antes de ter uma posição de liderança. Mais um mito: "Se eu estivesse no topo as pessoas me seguiriam". Você talvez possa dar uma posição a alguém, mas não pode lhe dar a verdadeira liderança. A influência deve ser conquistada. Lembre-se de que a posição não faz um líder, mas um líder pode fazer uma posição. 


Outro mito muito comum é mito da inexperiência: "Quando chegar ao topo estarei no controle". Pensar que a vida "no topo" é mais fácil equivale a pensar que a grama do vizinho é mais verde do outro lado da cerca. Estar no topo é é algo que tem seu próprio conjunto de problemas e desafios. Na liderança - independentemente  de onde você esteja em uma organização -, o mais importante sempre é a influência. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário