terça-feira, 20 de dezembro de 2011

SUPERDICAS 43 - O ORGULHO É UMA PRAGA DISFARÇADA

Entre alguns pontis que colocam as pessoas longe de vencer seus desafios, o orgulho é o que mais cega. A pessoa se fecha sem sua verdade, se tranca em sua visão de mundo e segue a todo vapor, não há quem coloque nela a idéia de agir de maneira diferente. 


O orgulho é uma praga disfarçada que navega pela Terra. A pessoa erra, mas de modo nenhum dão braço a torcer. Tenho visto muita orgulhosa que não dar o braço a torcer ficar sem o braço. A sensação de superioridade que o orgulho causa é embriagadora, faz a pessoa pensar que o mundo gira em torno dela e que todos são seus súditos. 


A única cura para o orgulho são as lições da vida que, por meio de acontecimentos marcantes, fazem gente orgulhosa sangrar. Mas, mesmo em meio ao sofrimento, esse modelo de pessoa resiste á mudança, fica firme no seu posto admirando sua própria dor e culpando alguém. Toda pessoa orgulhosa, quando sofre, culpa alguém. 


Humildade é um dom que pode ser despertado, é uma maneira de viver que nos aproxima das pessoas de bem, dos fatos positivos e do nosso verdadeiro caminho. Ser humilde não significa deixar humilhar; ser humilde é fazer-se compreender e, também, compreender sem questionar agressivamente, colocando-se na pele do outro. 


Devemos ter orgulho de nossas conquistas, pois lutamos muito por elas, mas não devemos ter o orgulho como referência para compreender tudo; em nosso jeito de viver, em nossas decisões, em nossos relacionamentos e em nosso coração. 


Não permita que o orgulho que cega escureça seu interior e o faça pensar que você é muito melhor que realmente é. A majestade dos grandes está em saber como saber tratar os pequenos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário