quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SUPERDICAS 31 - "EVITE ESTÍMULOS AO EGO"

Nosso vizinho mais perigoso mora dentro de nós, habita nosso jeito de ser e nos tira muitas coisas importantes nos momentos em que mais precisamos delas; é um predador de oportunidades. Cresce mais que nosso bom senso, infla nosso frágil coração, coloca nosso cérebro numa falsa supremacia e nos atribui um valor que não conquistamos ainda, deixando o mundo pequeno diante da grandiosidade equivocada de uma para de olhos embriagados pela sensação de ser mais do que de fato somos. 


Vencer o ego é o maior desafio humano. antes de progredir na vida é necessário regredir no ego. Entre os sábios de nossa história, o ego sempre foi matéria prioritária em razão do estrago que pode causar ás pessoas quando tomam atitudes que os estimulam. Ao fazerem isso, afastam-se da realidade e constroem castelos de areia, acreditando que o mar nunca chegará a eles. Isto é subestimar o mar, característica do próprio ego, subestimar as coisas mais profundas e valorosas. 


Todas as pessoas tem em si uma dose de ego, umas mais outras menos. Precisam entender o quando dessa dose aplicam em suas vidas. O ego adora ser massageado e responde a isso com uma sensação de bem-estar. Porém, nem sempre devemos preferir o que nos adula. Talvez seja preferível ficar com o que nos criticam com honestidade e respeito, ajudando-nos a encontrar o caminho, a sorrir para os que nos paparicam, afastando-nos desse mesmo caminho. Quando dizem que estamos certos, nem sempre dizem a verdade, e nem sempre estamos certos. 


Eis a sombra que escurece nossa lucidez  e nos afasta da compreensão de nosso destino: está por perto nos momentos de realizações, quando estamos em evidência, mais iluminados e mais notados. Assim como uma sombra, o ego precisa de luz para se manifestar. Não acredite em seu ego, ele vive na escuridão e quer arrastá-lo para o mesmo lugar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário