domingo, 13 de março de 2011

VOCÊ É UM PROFISSIONAL JACK BAUER?


Em apenas um dia, Jack Bauer consegue salvar os Estados Unidos de ataques
 terroristas – não apenas uma, mas diversas vezes, evita atentados à vida do 
presidente, identifica traidores, interroga suspeitos, invade embaixadas, 
foge de prisões, infiltra-se em grupos inimigos e, no fim de 24 horas, 
consegue dar conta de todos os desafios. Nenhum outro personagem 
do cinema ou televisão é tão eficaz quanto Jack Bauer.
Peter Drucker foi, sem dúvidas, o pensador que mais bateu na tecla sobre 
a importância da eficácia. Segundo o pai da administração moderna, eficácia
 significa fazer as coisas acontecerem. Só isso? Exatamente. Parece simples, 
mas poucos são os profissionais que realmente têm a capacidade de fazer
 o que tem que ser feito e entregar resultados satisfatórios. A boa notícia 
é que a eficácia é um hábito que podemos adquirir como adquirimos qualquer 
outro hábito, ou seja: a partir da prática.
Drucker aponta cinco práticas essenciais para qualquer pessoa se tornar
 um profissional eficaz. Vamos ver como Jack Bauer lida com cada uma delas?

- Gerenciar o tempo – O tempo é um recurso limitante e totalmente irrecuperável.
 “Se você não souber gerenciar o seu tempo, não poderá gerenciar coisa alguma“,
 diria o professor Drucker. Em 24 Horas, o relógio corre literalmente contra
 Jack Bauer, o que faz da gestão do tempo uma questão de vida ou morte para 
o agente da CTU.

- Esforçar-se para dar contribuições - O foco na contribuição é a chave da eficácia. 
Significa transferir a atenção do profissional de sua própria função, de sua
especialidade 
 específica, para o desempenho da empresa como um todo. Drucker recomenda que se
 faça sempre a seguinte reflexão: “que tipo de contribuição posso oferecer que afetará 
de forma significativa o desempenho e os resultados da empresa em que trabalho?“.
 Bauer tem uma clara noção do todo. O personagem nunca se esquiva de uma missão
 importante com a desculpa de que “isso não faz parte do meu trabalho, não sou 
pago para isso“.

- Tornar produtivos os pontos fortes da organização – Nada se constrói sobre a 
fraqueza e, para conseguir resultados, devemos usar todas as forças disponíveis –
 a dos colegas, a dos superiores e a nossa própria. O executivo eficaz não toma 
decisões sobre pessoal para diminuir fraquezas, e sim para aumentar a força
 da empresa. 
Nesse ponto, o personagem de Jack Bauer encarna o verdadeiro gerente eficaz
 de Drucker.
 Bauer costuma tomar a frente das operações, faz questão de trabalhar apenas com
 os seus melhores colegas (e respeita e reconhece as competências de cada um),
questiona e influencia a ordem de seus superiores – o que inclui até mesmo o
 presidente dos Estados Unidos! – e, por fim, tem consciência de seus próprios 
pontos fortes e os coloca totalmente à serviço da “organização” 
(no caso, a CTU e os EUA).

- Concentrar seus esforços nas tarefas mais importantes para
 atingir resultados 
– Um dos segredos da eficácia reside na concentração dos esforços. Primeiro o
 mais importante. Devemos saber lidar com a realidade de que sempre há mais
 coisas a fazer do que tempo disponível para realizá-las. Para sermos eficazes,
 devemos saber estabelecer prioridades e, também, posterioridades – aquelas
 tarefas que adiamos ou até mesmo abandonamos. Jack Bauer é um mestre
 nessa prática.
 Uma das 24 frases mais ditas em todas as temporadas da série é justamente 
I don’t have time for this!” (“não tenho tempo para isso!”). Bauer, inclusive, 
costuma passar por cima de algumas normas e regras burocráticas que podem
 travar e comprometer o cumprimento de suas missões (um alerta: não tente
 fazer isso na sua organização!).

- Tomar decisões eficazes – Drucker observa que a decisão certa exige tanto
 análise quanto coragem. Cada decisão é um julgamento de risco: é um 
comprometimento 
de recursos presentes com um futuro incerto e desconhecido. Se o processo de
 tomada de decisão for cuidadosamente observado e as medidas necessárias 
forem
 tomadas, diminui-se o risco e aumenta-se a chance da decisão ser bem-sucedida.
 Todas as decisões de Bauer são extremamente difíceis e arriscadas, mas o 
personagem tem consciência de sua importância e não sucumbe com o peso 
de seu fardo – e não se exime de tomá-las, mesmo que tenha que arcar 
com severas
 consequências posteriormente.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário