sábado, 19 de fevereiro de 2011

O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER?

Lembra que sempre nos perguntavam isto quando éramos criança? Você ainda lembra  da resposta que você custumava dar? Você lembra por que você queria seguir aquela profissão? 
Provavelmente a maioria de nós não seguiu exatamente a profissão que imagina quando criança, mas muitos conseguiram realizar seu “sonho” de profissão. Quando digo “sonho” de profissão me refiro à motivação original da profissão que você “escolheu” quando criança: alguns queriam ajudar as pessoas, por isto queriam ser médicos; outros queriam ajudar os animais  e por isto diziam querer ser veterinários. Havia ainda os que queria ser ricos e diziam que trabalhariam em um banco.
Com o amadurecimento, muitos profissionais descobriram que podiam realizar seus “sonhos” profissionais mesmo sem seguir a profissão idealizada na infância e que outros caminhos levavam à mesma realização.
Mas importante é realizar este sonho. Conversa de consultor? Parece texto de auto-ajuda? Pode até ser, mas os profissionais mais realizados são  aqueles que geralmente apresentam melhor performance e destacam-se mais em suas áreas de atuação. Se isto  já não bastasse, fica uma constatação matemática: passamos a maior parte do tempo no ambiente profissional. Então nada mais lógico do que trabalhar em alguma coisa que nos traga realização.
Eu disse realização. E realização não quer dizer que o trabalho é fácil, que necessariamente seja o que melhor remunera ou no qual você tenha a menor jornada de trabalho. É como se cada etapa da sua trajetória profissional fosse um capítulo de uma grande história que você chamará de carreira depois de alguns anos. E realização é quando esta história é bacana e você sente orgulho dela (às vezes até inspira outras pessoas!!).
Como os seus capítulos estão sendo escritos? Já parou para pensar nisto?
E não vale dizer que não dá mais tempo e  que você fez tudo errado no passado. Se você precisa mudar, lembre-se de que é mais importante a direção da mudança do que a velocidade dela (citando Edson Marques).
Quando você pensa em uma profissão não se prenda a idéia fixa de necessariamente trabalhar para uma empresa, de segunda à sexta, com carteira assinada com um chefe a quem responder. Não que isto seja ruim, apenas não é o único caminho. Nunca vivenciamos tantos mudanças simultâneas e tantas novas necessidades no atual mercado globalizado. Parece uma frase pronta, mas se pararmos para pensar “o mundo está ao contrário e ninguém reparou”.
Aproveite!! Há muita oportunidade neste novo mundo que se abre.
BOA SORTE!!

VOCÊ/SA

Nenhum comentário:

Postar um comentário