quinta-feira, 22 de abril de 2010

CLIENTE SATISFEITO - LIDERANÇA

Certo dia, o executivo de uma grande empresa contratou por telefone um jardineiro autônomo para fazer a manutenção do seu jardim.
Quando o jardineiro chegou a sua casa, o executivo se surpreendeu ao ver um garoto de apenas 15 anos de idade, porém, como já estava contratado, ele pediu para que o garoto executasse o serviço.
Quando terminou o seu trabalho, o garoto pediu ao dono da casa permissão para usar o telefone, e o executivo, um pouco desconfiado, ficou por perto e não pôde deixar de ouvir a conversa.
O garoto ligou para uma mulher e perguntou:
- A senhora está precisando de um jardineiro?
- Não. Eu já tenho um – foi a resposta.
- Mas, além de aparar a grama, eu também tiro o lixo. – frisou o garoto
- O meu jardineiro também faz isso – retrucou a senhora.
O garoto insistiu:
- Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço.
- O meu jardineiro também – tornou a falar a senhora.
- Eu sempre atendo com muita rapidez.
- Bom, o meu jardineiro também me atende prontamente. Nunca me deixa esperando. Nunca se atrasa.
Numa última tentativa, o menino arriscou:
- O meu preço é um dos melhores.
- “Não”! – disse firme a voz ao telefone – Muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom.
O garoto então desliga o telefone, e o executivo, depois de observar, comenta:
- Poxa, que pena, você deixou de conquistar um novo cliente.
- Não senhor – respondeu o garoto – Eu sou o jardineiro dela. Eu estava apenas medindo o seu nível de satisfação com o meu trabalho.
.
Conhecer a opinião dos clientes é um fundamento básico nós negócios. Também em liderança é muito importante conhecer a opinião de seus clientes internos; pares, superiores, e principalmente, liderados.
Existem duas grandes verdades sobre os seres humanos; a primeira é que a visão que temos de nós mesmos na maioria das vezes não é realista, e a segunda é que somos capazes de formular conceitos sobre qualquer outra pessoa, exceto sobre nós mesmos.
São por estas e tantas outras verdades sobre o ser humano, que somente estaremos aptos a liderar outras pessoas quando aprendermos a liderar a nós mesmos, e para que possamos continuar melhorando naquilo que fazemos, é preciso saber a opinião daqueles que se relacionam conosco, principalmente das pessoas que lideramos. Por isso, converse com cada uma delas, e ouça o que elas têm a dizer. Este é um dos principais passos para tornar-se um grande líder.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário