sexta-feira, 16 de outubro de 2009

IMPERMEABILIZANTES - DÚVIDAS.







  • Lajes vazando

O vazamento de água de chuva pela laje de cobertura é um dos problemas mais comuns numa casa. Além do prejuízo material provocado pela umidade, como manchas, pintura descascando e reboco desgrudando, o mofo que se forma prejudica a saúde, pois causa alergias e problemas respiratórios. As infiltrações pelas lajes ocorrem porque elas trabalham, isto é, sofrem retração e dilatação, causando fissuras e trincas que permitem a passagem da água. Por isso, a melhor maneira de evitar ou corrigir este problema é aplicar uma impermeabilização flexível, que acompanhe a movimentação das lajes sem se romper. Aqui você vai ver que, produtos de fácil aplicação, usados corretamente, eliminam os vazamentos das lajes.

Como evitar (construção)

Os cuidados com a impermeabilização das lajes devem ser tomados desde o início da obra. É a forma mais simples, econômica e eficiente de se evitar problemas futuros com vazamentos.

1.Eliminar eventuais trincas com Neutrol e Carbolástico 2. Regularizar a laje com argamassa de cimento: areia (traço1:4) e Vedacit, dando caimento mínimo de 1% na direção dos ralos. Os rodapés devem ser arredondados, em forma de meia cana.

2.Vedapren é aplicado com rodo, broxa ou vassoura de pelo macio, como se fosse uma pintura, em 3 a 4 demãos. A impermeabilização deve subir 20 cm nos rodapés e descer também 20 cm nos ralos. Lajes fissuradas ou sujeitas à vibração devem receber uma tela de poliéster (Vedatex), entre a primeira e a segunda demão de Vedapren.

3.A impermeabilização deve ser protegida do tráfego e dos raios solares, com argamassa ou com o próprio piso. Se não houver tráfego, a proteção pode ser feita com Vedapren Branco.

Como corrigir (obras prontas)

Depois da obra pronta podem surgir problemas de vazamentos de lajes, possíveis de serem solucionados, porém a um custo maior e com evidentes prejuízos e transtornos aos moradores.

1.Se houver contrapiso na laje, removê-lo e tratar as trincas como foi explicado no item 1, na página ao lado. Retirar o revestimento das paredes até a altura de 20cm para pemitir que a impermeabilização suba pelos rodapés. Regularizar a laje com argamassa impermeabilizada com Vedacit (cimento/areia, traço 1:4).

2. Aplicar Vedapren conforme foi explicado no ítem 2, acima.

3.

Proteger a impermeabilização conforme foi explicado no ítem 3, ao lado. A impermeabilização de áreas não sujeitas a tráfego pode ser feita apenas com Vedapren Branco, em 6 demãos, o qual dá um ótimo acabamento, evita a ação dos raios solares e diminui a absorção de calor.

Antes de se decidir pela impermeabilização, verificar se os vazamentos não provêm de telhas quebradas, caixas d’água vazando, calhas ou ralos entupidos.

Os serviços de impermeabilização requerem conhecimentos específicos, portanto recomenda-se que sejam executados por profissionais habilitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário