Como seria se começasse a trabalhar amanhã como o novo líder de uma equipe? Poderia começar por tentar impor os seus métodos e processos, impingir a sua visão desmedida e, quem sabe, assumir o papel de “quem está comigo ótimo, quem não está vai ter que estar”. Por outro lado, pode apresentar-se como verdadeiramente aberto à aprendizagem, a uma comunicação aberta e honesta e, por fim, estar preparado para agir quando sabe onde a equipa precise de liderança.
Jeanne DeWitt esteve em novas posições de gestão por cinco vezes durante a sua carreira: uma vez como gestora no Google, tendo sido promovida por três vezes dentro da empresa, e mais recentemente como Chief Revenue Officer na UberConference, uma teleconferência para startups em São Francisco.
No final, ficaram estes aspectos chave que aprendeu ao longo do caminho e que ajudarão os novos líderes a enfrentarem o desafio que têm pela frente.
Comunique em excesso. Quando alguém novo se junta a uma equipe, cria-se, geralmente, algum tipo de nervosismo. Todos querem saber o que vai mudar e qual a direção a seguir. Seja o mais aberto e transparente possível sobre o que esta pensando em fazer. Pode começar por expor o seu plano de 30 dias. Pode não ter qualquer opinião específica sobre o negócio, no entanto pode dizer às pessoas o que quer aprender e avaliar. Adicionalmente, quanto mais transparente você for, mais as pessoas se vão sentir confortáveis em serem igualmente sinceras consigo. Pode ainda não ter a sua estratégia, mas pode falar sobre os seus valores, prioridades e observações.
Faça perguntas.
Implemente a seguinte regra: durante os primeiros 30 dias, cerca de 50% das suas frases devem terminar com um ponto de interrogação. Seja explicito com as pessoas e diga-lhes que durante o primeiro mês tudo será uma incógnita para ti. Entre ser o “conhecedor” ou o “aprendiz”, deverá optar pela última. Um conhecedor assume que tem as respostas, enquanto o aprendiz admite que não as tem – mesmo quando tem uma experiência significativa. Apresenta-se genuinamente motivado e interessado sobre a oportunidade de aprender e perceber o que acontece dentro da empresa e isso permite construir credibilidade, e geralmente torna-o mais acessível.
Descubra o que as pessoas realmente querem fazer.
Quando DeWitt mudou para uma nova função no Google, coube-lhe gerir uma mulher que se encontrava na organização de vendas. Depois de falar com ela sobre as suas aspirações profissionais e sobre o que a mais motivava para sair da cama de manhã, ela percebeu que essa mulher tinha um alto talento por explorar tanto em frentes criativas como analíticas. DeWitt ainda não tinha um novo cargo para ela, mas já sabia que essa mulher não trabalhava com todo o seu potencial. O resultado foi simples: depois de ser mudada, a mulher passou a ter um dos melhores desempenhos da empresa.
Provavelmente poderá acontecer o mesmo consigo e tem colaboradores nas mesmas condições dentro da sua organização. Reúna-se com todos os seus subordinados diretos pelo menos durante uma hora na primeira semana. Pergunte-lhes sobre o que realmente gostam de fazer e o que aspiram ser nos próximos 2-3 anos. É provável que alguns deles estejam desempenhando um papel onde não estão utilizando as suas habilidades ou simplesmente não os motiva a darem o seu melhor. Mudanças rápidas nas definições dos papéis podem transformar um colaborador sólido num rockstar.
"Suje as mãos". Passe algum tempofazendo o trabalho que a sua equipe normalmente faz. Isso não só ajuda a estabelecê-lo como alguém que lidera através do exemplo, mas permite-lhe também aprender em primeira mão todos os desafios que a equipa enfrenta no dia-a-dia. Na UberConference, cada novo membro de equipe passa uma semana como membro convidado da equipe de apoio ao cliente. No final, toda a gente fica muito mais ligada com os clientes, e as mudanças no produto, nas ferramentas e nas mensagens são rapidamente introduzidas, pois essa experiência cria paixão. Se você souber realmente o que é estar nas linhas da frente, então tem uma perspectiva única quando for altura de tomar decisões estratégias de larga escola e comunicá-las à equipe.
Seja decisivo.
Uma vez que tenha um bom conhecimento do terreno, determine explicitamente a sua visão e, em seguida, comece a mover-se nessa sua direcão. As pessoas sentem menos agitação quando entendem o objetivo maior e conseguem visualizar o caminho compartilhado
Ser novo numa equipe raramente é fácil, mas se usar o tempo como aprendiz e para conhecer a sua equipe, aumentam as hipóteses que o sigam para onde for.
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