quinta-feira, 22 de abril de 2010
CLIENTE SATISFEITO - LIDERANÇA
Certo dia, o executivo de uma grande empresa contratou por telefone um jardineiro autônomo para fazer a manutenção do seu jardim.Quando o jardineiro chegou a sua casa, o executivo se surpreendeu ao ver um garoto de apenas 15 anos de idade, porém, como já estava contratado, ele pediu para que o garoto executasse o serviço.Quando terminou o seu trabalho, o garoto pediu ao dono da casa permissão para usar o telefone, e o executivo, um pouco desconfiado, ficou por perto e não pôde deixar de ouvir a conversa.O garoto ligou para uma mulher e perguntou:- A senhora está precisando de um jardineiro?- Não. Eu já tenho um – foi a resposta.- Mas, além de aparar a grama, eu também tiro o lixo. – frisou o garoto- O meu jardineiro também faz isso – retrucou a senhora.O garoto insistiu:- Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço.- O meu jardineiro também – tornou a falar a senhora.- Eu sempre atendo com muita rapidez.- Bom, o meu jardineiro também me atende prontamente. Nunca me deixa esperando. Nunca se atrasa.Numa última tentativa, o menino arriscou:- O meu preço é um dos melhores.- “Não”! – disse firme a voz ao telefone – Muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom.O garoto então desliga o telefone, e o executivo, depois de observar, comenta:- Poxa, que pena, você deixou de conquistar um novo cliente.- Não senhor – respondeu o garoto – Eu sou o jardineiro dela. Eu estava apenas medindo o seu nível de satisfação com o meu trabalho..Conhecer a opinião dos clientes é um fundamento básico nós negócios. Também em liderança é muito importante conhecer a opinião de seus clientes internos; pares, superiores, e principalmente, liderados.Existem duas grandes verdades sobre os seres humanos; a primeira é que a visão que temos de nós mesmos na maioria das vezes não é realista, e a segunda é que somos capazes de formular conceitos sobre qualquer outra pessoa, exceto sobre nós mesmos.São por estas e tantas outras verdades sobre o ser humano, que somente estaremos aptos a liderar outras pessoas quando aprendermos a liderar a nós mesmos, e para que possamos continuar melhorando naquilo que fazemos, é preciso saber a opinião daqueles que se relacionam conosco, principalmente das pessoas que lideramos. Por isso, converse com cada uma delas, e ouça o que elas têm a dizer. Este é um dos principais passos para tornar-se um grande líder..
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário