terça-feira, 26 de outubro de 2010

APRENDENDO A SER GENTE!

Quem Tem Medo de Ser Gente?

floriano Serra


Ninguém é tolo de supor que uma empresa sobrevive apenas à custa de festas, carinhos e sorrisos. No entanto, alguns profissionais, seja por má vontade em compreender o assunto, ou seja, porque não compreendem mesmo, têm uma imediata reação aversiva e quase enojada quando alguém lhes fala de temas como qualidade de vida, programas de integração, afetividade e espiritualidade no trabalho. Tudo leva a crer que tais profissionais possuem uma visão antiquada e totalmente ultrapassada quanto à atual e verdadeira natureza das relações entre capital e trabalho.

É óbvio que toda empresa precisa do lucro. Em que pese não ser este a razão fundamental da sua existência (ou pelo menos não deveria ser), o lucro lhe dá respaldo e sustentabilidade econômico-financeira para continuar existindo, produzindo e crescendo.

Justamente por essa razão, as modernas, poderosas e sofisticadas máquinas e equipamentos que as empresas utilizam são fantásticos recursos criados, fabricados e utilizados por pessoas para fazerem lucros através da produção de bens ou serviços.

Se alguém ainda tem dúvidas sobre a importância das pessoas nesse processo, proponho que visite uma fábrica numa manhã de domingo e se coloque no meio das máquinas e equipamentos. Então, perceberá o absoluto silêncio que reina quando não há pessoas operando aqueles "trabalhadores" de ferro e aço. Verá que nada se mexe. Máquinas e equipamentos que valem milhões de dólares e são capazes de gerar lucros de também milhões de dólares, estarão na mais completa imobilidade. Inúteis. Improdutivos.

Recomendo ainda que esse visitante volte na segunda-feira, durante o expediente, vá ao mesmo lugar onde esteve na véspera e, então, entenderá o que estou tentando explicar quanto ao papel dos seres humanos para a sobrevivência das empresas. Verá que a empresa adquiriu vida com a presença do Homem.

Eis o que quero dizer: se toda essa parafernália tecnológica que movimenta milhões de dólares depende necessariamente da participação humana, o mínimo do que todos os gestores do mundo - do supervisor ao presidente - deveriam entender é da alma humana. Para que se desenvolva neles o interesse por pessoas e a sensibilidade para conhecer e lidar com a fé, as emoções, os sonhos, os medos, as crenças, as inseguranças, as forças, as fraquezas e as expectativas daqueles que são os fazedores dos lucros.

No que se refere à essência humana numa organização, não há a menor diferença entre gestores e colaboradores - o que parece óbvio, mas quem tem conhecimento de como se processam as relações entre líderes e liderados na maioria das empresas, vai saber que nem todos os gestores têm essa percepção ou opinião. Ou até têm, mas devido a premissas distorcidas, acreditam que se mostrarem seu lado humano aos colaboradores, perderão seu "poder", sua autoridade, sua "força". E assim desenvolvem o antinatural medo de ser gente.

No dia em que todos os líderes do mundo corporativo perder esse medo e assumirem seu lado sensível, espiritual, afetivo e bem humorado, serão reduzidos a pó as lágrimas, as mágoas, os medos, as tensões e os estresses nos ambientes de trabalho. É simples assim. E para promover essas mudanças que trarão tão bons resultados a todos, ninguém precisa esperar que ocorram suicídios, depressões, ataques de pânico, hipertensão ou somatizações graves na equipe. Um pouquinho de empatia será o suficiente.

Como a vida é feita de escolhas, o líder que quiser continuar a ter medo de ser gente, deve esperar pelo dia em que poderá abrir a porta da empresa e em toda ela só verá máquinas e equipamentos que começarão logo a trabalhar sozinhos, mediante apenas o aperto de um botão na sua mesa de trabalho. Não precisará cumprimentá-los, abraçá-los nem sorrir para eles. Nem perguntar-lhes "Como foi seu fim de semana?" ou "Está tudo bem com você?".

Só tem um detalhe: vai ter que esperar sentado.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

7 DICAS PARA MELHORAR O NETWORKING

Quão importante para a sua carreira é conhecer as pessoas certas? Provavelmente muito, acreditam empresários e especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo. Segundo eles, é praticamente impossível sobreviver no mercado sem uma boa rede de contatos. Fazer negócios é, em última análise, exatamente isso: manter relacionamentos com empregados, chefes, clientes, fornecedores. Veja algumas dicas de como esses empresários mantém suas redes e de que forma praticam o networking:

Quem te conhece
Não importa quem você conhece, diz Carlos Cruz, coach executivo de equipe e conferencista em desenvolvimento humano. O importante é quem conhece você. Para cultivar uma boa rede de relacionamento, vale o velho ditado, afirma Cruz: “quem não é visto não é lembrado”. Ele sugere estabelecer uma meta para estimular o contato com a rede. “Por exemplo, definir que a cada dia você vai ligar para pelo menos uma pessoa de seus contatos. O grande desafio é sair da zona de conforto”, diz. Outra dica é anotar atrás do cartão de visita a situação em que conheceu aquela pessoa.
Eventos sociais
A tarefa é autoexplicativa. “Aquela cervejinha” após o expediente é uma oportunidade de contato fora de um ambiente de negócios – algo importante, diz o diretor executivo da Rede Magic, Antônio Borba, para estabelecer uma conexão mais pessoal. Ele conta que a Rede Magic, empresa de prestação de serviços na web e criação e desenvolvimento de sites, fecha aproximadamente 90% de seus contratos por meio da indicação de outros clientes. “É importante reforçar esse ciclo”, afirma Borba. A empresa promove uma série de eventos de relacionamentos. Um deles é um grupo de corrida de rua. “A gente tem uma equipe, treinamos juntos, participamos de provas, tudo isso contando com a participação dos clientes e promovendo um estilo de vida saudável”, diz.
Peça, mas retribua
A dica é do presidente da Brose do Brasil, José Bosco Silverira Junior. “Um profissional não se mantém apenas com contatos”, diz ele. “Ter relacionamentos é importante, mas conteúdo também. É preciso ter algo a oferecer. Outra coisa é não usar o networking apenas quando você precisa de algo. Não é só o que você pode tirar dos contatos, mas também o que você pode oferecer. Do contrário fica algo muito utilitarista”.
Bom ouvinte
As pessoas têm necessidade de falar e se expressar, diz André Madureira de Oliveira, superintendente da Amil Paraná. “Então quem é um bom ouvinte tem uma vantagem. Mas é preciso ser um excelente ouvinte. Estar só de corpo presente para cumprir uma função social não adianta”, conclui ele. Oliveira também ressalta a importância de manter a reputação numa cidade como Curitiba – “uma grande cidade do interior”.
Contato virtual
As redes sociais na internet são cada vez mais importantes na conquista de um emprego. Nos EUA, algumas empresas estão inclusive trocando os headhunters por redes sociais como o LinkedIn, cortando custos e agilizando o processo de contratação. A US Celular, empresa de telefonia, por exemplo, afirma ter economizado US$ 1 milhão usando apenas o site para recrutamento. No Brasil, não existe uma rede de sucesso focado apenas em perfis profissionais, mas o uso do LinkedIn é cada vez maior e o site promete uma versão em português faz tempo.
Pense no longo prazo
Dificilmente você vai se tornar amigo de um Eike Batista a essa altura da vida dele. Pense num empresário como uma ação na bolsa: comprar ações do Google hoje já não é tão vantajoso quanto foi logo que a empresa estreou no mercado. Quem faz a analogia é Ben Casnocha, em seu blog (www.casnocha.com/blog), em que dá dicas sobre empreendedorismo. Ele é conhecido por se tornar presidente de uma empresa aos 14 anos, além de ser autor do livro My Start-Up Life: What a (Very) Young CEO Learned on His Journey Through Silicon Valley (Minha Vida de Iniciante: O Que um CEO (Bem) Jovem Aprendeu em sua Jornada pelo Vale do Silício, sem tradução no Brasil). “Se o seu objetivo é desenvolver relações de longo prazo com pessoas interessantes, foque naquelas em que o ‘preço da ação’ é baixo mas possui um potencial alto no longo prazo”, diz.
Sem tempo? Não faça planos
Sem paciência ou sem tempo para ficar cultivando ou expandindo sua rede de relacionamentos? Calma. A frase “quem você conhece é mais importante do que o que você sabe” está longe de ser um consenso. Mantenha-se ao bê-abá das relações sociais: seja cordial com seus amigos, converse e se relacione com quem você está genuinamente interessado e aproveite para conhecer pessoas naquelas ocasiões que vão estar na agenda de uma forma ou de outra. Vai assistir ao jogo de futebol do filho no fim de semana? Aproveite e converse com outros pais. No pior dos casos, mesmo que essas pessoas não atuem na sua área de negócios, pode render um bom papo
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quinta-feira, 14 de outubro de 2010

25 SÉRIES/MINI-SÉRIES FUNDAMENTAIS PARA SUA VIDA - E A FILOSOFIA DE CADA UMA PARA SEU DIA-A-DIA

1. DEXTER

FILOSOFIA: TODOS TEMOS NOSSO LADO NEGRO, PORÉM O IMPORTANTE É FAZER NOSSO TRABALHO BEM FEITO, FORA SER UM BOM PAI DE FAMÍLIA.


2. THE SOPRANOS

FILOSOFIA: TENHA SEMPRE MAIS DE UM CONFIDENTE, NUNCA CONFIE DEMAIS NUMA PESSOA SÓ.


3. OS SIMPSONS 

FILOSOFIA: NUNCA SE LEVE A SÉRIO DEMAIS, TEM MUITO MAIS HOMERS POR AÍ QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR.


4. PROFISSÃO PERIGO

FILOSOFIA: NÃO SAIA POR AÍ FAZENDO, MAS NÃO TEM DÚVIDA, UMA HORA VOCÊ TERÁ DE FAZER A FAMOSA GAMBIARRA. PORTANTO, APRENDA


5. CSI

FILOSOFIA: ATENTE PARA OS DETALHES, É AÍ QUE VOCÊ SE SOBRESAIRÁ


6. HULK 

FILOSOFIA: NÃO GUARDE TUDO DENTRO DE SI. EXPLODA AS VEZES, E DEPOIS SAIA DE FININHO...


7. JOHN ADAMS

FILOSOFIA: APRENDA COM OS GRANDES NOMES DA HISTÓRIA. ELES TEM MUITO A ENSINAR PARA AS NOVAS GERAÇÕES. MUITO. 


8. BARRADOS NO BAILE

FILOSOFIA: NÃO SE ACHE MODERNO DEMAIS, OU FASHION DEMAIS, OU ANTENADO DEMAIS, O TEMPO PASSA....SEJA HUMILDE


9. BAND OF BROTHERS 

FILOSOFIA: TENHA AMIGOS, VOCÊ NUNCA SABE QUE HORA PRECISARÁ DELES


10. PRIMO CRUZADO 

FILOSOFIA: NUNCA TRATE NINGUÉM INFERIORMENTE, POR SER DE OUTRA "CULTURA", OU DO INTERIOR, AS GRANDES SABEDORIAS SÃO AS MAIS SIMPLES. 


11. BREAKING BAD

FILOSOFIA: NUNCA DIGA: JAMAIS FAREI TAL SERVIÇO!!!


12. FLIPPER 

FILOSOFIA: NA ONDA DA SUSTENTABILIDADE E ECOLOGIA, VOCÊ GANHARÁ TODAS MOSTRANDO QUE ESTAVA ANTENADO ANTES DE QUALQUER UM.


13. FRIENDS 

FILOSOFIA: TENHA SEMPRE UMA SACADA DIVERTIDA PARA ZOAR COM UM AMIGO


14. CALIFORNICATION

FILOSOFIA: DIVIRTA-SE, MAS COM MODERAÇÃO


15. ARQUIVO X 

FILOSOFIA: POR UMA RAZÃO BÁSICA - A VERDADE ESTÁ LÁ FORA!


16. A SETE PALMOS 

FILOSOFIA: A MORTE É NOSSA ÚNICA CERTEZA, E MESMO ASSIM TERÁ UM VENDEDOR PARA AUXILIAR NOSSA FAMÍLIA. VIVA O VENDEDOR!!!


17. ALÉM DA IMAGINAÇÃO 

FILOSOFIA: APRENDA A SER CRIATIVO. SABER CONTAR UMA HISTÓRIA ORIGINAL É TUDO QUE VOCÊ PRECISA. 


18. HOUSE 

FILOSOFIA: UM POUCO DE GENIALIDADE E ARROGÂNCIA NUNCA FAZ MAL. MAS NÃO EXAGERE


19. TWO AND THE HALF MEN

FILOSOFIA: AS MELHORES TIRADAS PARA FALAR NUM BOTECO. ACREDITE


20. LOST 

FILOSOFIA: MUITAS VEZES VOCÊ SE SENTE PERDIDO, SEM SABER ONDE ESTÁ, OU PARA ONDE IR...A SÉRIE TE AJUDARÁ A SE PERDER UM POUCO MAIS...MAS COM CLASSE


21. PRISION BREAK 

FILOSOFIA: TENHA SEMPRE UM PLANO PERFEITO


22. THE BIG BANG THEORY 

FILOSOFIA: APRENDA COM OS NERDS. VOCÊ DEVE A INTERNET A ELES.


23. ROMA 


FILOSOFIA: ANTES DE SE ACHAR O MACHÃO, VEJA ISSO E DEPOIS REPENSE. 


24.  24 HORAS

FILOSOFIA: NÃO TENHA MEDO DE SER DURÃO QUANDO O MOMENTO EXIGIR0


25. COLD CASE

FILOSOFIA: NUNCA ARQUIVE UM CASO SE REALMENTE NÃO TEVE SOLUÇÃO. E SE TEVE, COLOQUE UMA MÚSICA DESCOLADA DE PANO DE FUNDO E COMEMORE.