domingo, 26 de setembro de 2010

PENSE...

ACREDITE, VOCÊ É CAPAZ

SUPERDICAS 5 - "NUNCA LUSTRE A FERRADURA DE NINGUÉM"

Existem muitas situações na vida nas quais nem sempre a melhor solução é "engolir sapos" e "soprar flores". Todo tipo de agressão emocional que recebemos causa uma determinada reação em nosso corpo e nossa vida, dependendo da maneira como respondemos a ela. Muitas pessoas terminamos por viver de maneira desastrosa interiormente apenas para serem polidas no ambiente externo. 


Muita gente por aí adora imperar em alguma situações e não economiza coices em que está por perto; um um tipo de gente que adora lustrar suas ferraduras em pessoas com pouca habilidade de reação e termina por sair da situação com a ferradura lustrada, deixando a outra parte agoniada e reprimida em sua vontade de dizer uma boas verdades. 


Seja quem for, não permita mais que alguém lustre ferraduras em você. Se acredita em suas ideias, em seus sentimentos e projetos, deve discuti-los e defende-lo valendo-se das ferramentas funcionais que possui, utilizando-se de uma persuasão ética, estabelecendo limites, pois, quando permitimos que alguém lustre em nós suas ferraduras, a nossa não-reação deixa espaço para futuras investidas. Limitar o grau de atuação de quem frequentemente nos faz "engolir sapos" mostra quem não somos tão frágeis e vulneráveis e nos coloca numa posição de mais respeito. 


Quando desenvolvemos a habilidade de reagir dentro de nossas convicções, fortalecemos nosso interior em vez de fazer dele uma mesa de pileques emocionais que exercem ação neutralizadora em nosso comportamento. 


As pessoas são impedidas de seguir seu caminho e construir seu alicerce de conceitos não pela atuação que aplicam em sua vida, mas pela inércia diante das adversidades e controvérsias que nela acontecem. 

terça-feira, 14 de setembro de 2010

SUPERDICAS 4 - "AFASTE-SE DE GENTE QUE SECA PÉ DE ARRUDA"

Existem fatores que independem de nossa vontade; um deles é impedir que pessoas negativas ou "vampiritivas" se aproximem de nós, gente que seca pé de arruda e faz samambaia pular do vaso. Gente assim está em todos os ambientes e sempre tropeça na vida de quem quer vender, de quem tem sonhos ou de quem está feliz. 


São pessoas com grande dificuldade no processo evolutivo da existência; nem sempre são más, apenas não desenvolveram a capacidade de conquista e querem que tudo fique do jeito que está. Todo lobo gostaria que o mundo fosse um grande rebanho de ovelhas, não é? 


Quando alguém não está no seu campo de visualização totalmente aberto, não consegue reconhecer esse tipo de pessoa, permitindo-se aproximar-se e conviver com ela, convivência que, em pouco tempo, pode tornar desastrosa, pois exerce influência dieta ou indireta na vida de quem busca sucesso, felicidade, tranquilidade e paz de espírito. 


Faça uma avaliação em seu meio de convívio. Caso relacione-se em qualquer nível com esse tipo de pessoa, é o momento de identificar essa relação  e reduzi-la a parâmetros apenas cordiais e só. Estou sugerindo cordialidade e não desprezo, pois nunca devemos desprezar ninguém. A cordialidade vai manter a pessoa socialmente perto de você, mas longe de seu reduto de realizações e também de seu campo de energia. 


A possibilidade de escolher nosso relacionamentos é de nossa exclusiva responsabilidade, assim como as consequencias que esse relacionamento nos trará. Se é possível escolher gente positiva e de boa índole para estar em nosso caminho, não perca tempo com quem seca pé de arruda e faz samambaia pular do vaso. Guardamos da vida a maneira como vivemos. 

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SUPERDICAS 3 - "QUANDO ESTENDER A MÃO NÃO MOSTRE O ROSTO"

Praticar o bem é uma forma de gerar boas energias em nossa vida. O segredo para esta prática trazer efeitos benéficos é não mostrarmos o rosto quando estendemos a mão. 


Muita gente pratica o bem, mas espera o reconhecimento de quem recebeu a ajuda. O mundo, na maioria das vezes, não funciona assim. Esperar reconhecimento quando se pratica o bem pode, na verdade, trazer uma grande decepção, que afasta muita gente do tão importante princípio da energia positiva. 


Praticar o bem é como construir um caminho que vai servir de instrumento para nos tornar melhores em algum ponto primordial de nossa vida. 


Não espere gratidão quando fizer algo quer possa beneficiar alguém quando necessita de ajuda, mesmo que sejam pessoas de sua família. Agir no caminho da bondade, da caridade, do perdão e da compreensão faz parte do nosso "manual interior", componentes que não combinam com expectativas de reconhecimento. 


Por mais difícil que seja acreditar, existem leis do universo que funcionam independentemente de ser ter ou não certeza sobre elas. A lei do bem é uma delas. Caso você queira ou não, quando praticar uma ação voltada para o bem, uma luz a mais vai estar pronta para iluminar o seu caminho, não onde o bem foi praticado, mas em alguma parte muito distante deste local, quando, quem sabe, seja sua vez de receber algo de bom num momento que seu coração e sua mente não estejam preparados para atuar com plena energia. Ali, o bem que você praticou no passado vai se transformar em impulso para suas realizações no futuro. 

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

SUPERDICAS 2 - "LIVRE-SE DAS CRENÇAS LIMITADORAS"

Boa parte das travas relacionadas à nossa vida são fruto de um tempo em que a informação não era tão esclarecedora como atualmente; porém, são raízes acomodadas em nosso íntimo: vivem nos lembrando até onde podemos ir e quais os limites de nossas atitude. 


Conheço muita gente que ainda tem medo de leite com manga, muita gente que ainda desvira chinelo quando está de sola para cima e muita gente que acredita que o difícil vem sempre antes do fácil. 


Somos seres construídos por nossas escolhas; portanto, é hora de fazer escolhas que estejam afinadas com nosso jeito de agir, nosso jeito de pensar e nosso jeito de levar a vida. 
Descubra suas crenças limitadoras. Na verdade, você sabe, sim, quais são: elas estão diante de sua vida a todo momento e não permiotem que suas realizações se tornem concretas. Poém, seu medo de livrar-se delas é maior que o de conviver com elas. 


Para vencer o medo não é necessário paralisar-se diante dele. Para vencer o medo. precisamos seguir em frente apesar dele. Pessoas com crenças limitadoras realizam pouco, porque possuem pouca habilidade de buscar resultados; nunca vão além; vão sempre só "até ali"


Qaundo tiver de decidir entre ficar onde está e seguir adiante, decida ir em frente, porque onde se já está é um lugar conhecido e nosso melhor pode estar no que desconhecemos. As crenças limitadoras se alimentam justamente de nossa acomodação e do fato de fugirmos de onde relmente nossas oportunidades nos aguardam. Essas crenças nos dão uma falsa sensação de segurança, de que tudoi está bem e que assim vai continuar; no entanto, a cada momento, constroem uma prisão que seduz o comportamento das pessoas com esperança de liberdade, uma liberdade que nunca virá se não for conquistada com coragem. 




  

terça-feira, 7 de setembro de 2010

SUPERDICAS 1 - "A ENERGIA DO PRIMEIRO DIA"

Toda vez que se começa algo novo na vida que muito se lutou para conseguir as pessoas empenham-se de uma maneira diferente e, ao conseguirem, agem também de uma maneira diferente. 


Pessoas que sonharam com um emprego possuíam uma energia vigorosa no dia em que começaram a trabalhar; pessoas que sonharam encontrar seu para perfeito tinham uma energia vigorosa quando se casaram; pessoas que sonham com o tão esperado diploma tinham uma energia vigorosa no dia da conquista; pessoas que iniciaram seu próprio negócio tinham uma energia vigorosa no dia da inauguração...


Essa energia vigorosa que acompanha as pessoas durante sua trajetória de conquistar algo que desejam muito eu chamo de energia do primeiro dia. 


Ao longo da vida, muitas pessoas deixam de chegar ao trabalho com aquela energia do primeiro dia; deixam de conviver com a pessoa com quem estão se relacionando com a energia do primeiro dia; deixam de tocar o seu negócio com a energia do primeiro dia...E logo percebem que as coisas estão longe de acontecer como esperavam. 


Lembre-se a todo momento da alegria de suas primeiras conquistas, lembre-se a todo momento dessa energia do primeiro dia, aquela de quando você venceu alguma dificuldade. Ela não deve ficar no passado, mas em seu coração, a todo instante. 


Quando olhar a vida que leva hoje usando a energia do primeiro dia , você verá somente a parte  positiva de suas atividades profissionais, humanas e sentimentais. Eis a maneira de usufruir de suas conquistas e de fazer delas instrumentos impulsionadores de sua felicidade. Nem sempre nossas adversidades são grandes; nós é que precisamos crescer diante delas com a experiência de nossa mente e nosso coração.

SUPERDICAS PARA MOTIVAR SUA VIDA E VENCER DESAFIOS de Cesár Romão

Ganhei um exemplar com dedicatória deste livro, do palestrante Wilson Mileris em 2009, por minha participação numa reunião de Gerentes de Vendas na sede da Saint-gobain em Sp. Pequeno livrinho, mas com lições simples e que muitas vezes são esquecidas no cotidiano da empresa. Postarei todas as 60 dicas. Obrigado pela presente Mileris.