quinta-feira, 24 de abril de 2014

7 COISAS QUE AS PESSOAS VERSÁTEIS FAZEM

1. Elas circulam as regras.
As regras existem por uma razão. Não defendo a anarquia. Mas quando as regras e a tradição travam o progresso, um empreendedor verdadeiramente engenhoso decide que o progresso ganha. Há uma razão pela qual dizemos que o empreendedorismo exige “destruição criativa”. Portanto, cultive uma atitude que diz que você está pronto a realizar seja de que maneira for, não se limite a ir da maneira como as coisas sempre foram feitas. 
2. Eles olham para um bem comum. 
As pessoas versáteis reconhecem que precisam de ajuda. Por outro lado, as pessoas querem ajudar mais quando é do seu interesse, e quanto vêem como os outros vão beneficiar dos seus esforços. Assim sendo, quanto mais você puder mostrar às outras pessoas que ao trabalharem consigo elas irão avançar nos seus objetivos, mais provável será que você tenha sucesso. 
3. Elas não pedem desculpas desnecessariamente. 
Se você estiver disposto a quebrar algumas regras de vez em quando, acostume-se ao velho ditado: é mais fácil conseguir perdão do que permissão. A chave é ter a certeza de que a infração é insignificante quando comparada com o benefício que tirou da situação. Ao mesmo tempo, enquanto há momentos em que você precisa de pedir desculpas, tenha a certeza que o faz por razões com valor; nunca peça desculpas pelo sucesso.
4. Eles criam incêndios.
 No clássico A Caçada ao Outubro Vermelho, Sean Connory interpreta o papel de um capitão de um submarino soviético na tentativa de desertar para os Estados Unidos. Eles contaM à tripulação a história do controverso explorador Hernan Cortez, que supostamente destruiu os seus próprios barcos de modo a motivar as suas tropas. Nada mais faz com que a sua mente de concentre e se foque do que perceber que não existe um plano B. 
5. Eles adaptam e aplicam outras experiências. 
Se você está  chegando a uma solução criativa e engenhosa, então não existe, por definição, um mapa real para seguir. Isso não quer dizer que não haja outros exemplos dos quais poderá tirar inspiração. Um dos meus favoritos é Jim Koch, fundador do Boston Beer Co., que conta a história de que quando começou a sua empresa não podia ter um escritório, por isso deslocava-se aos bares dos seus clientes e puxava de uma cadeira para trabalhar. As pessoas versáteis transformam desafios em vantagens. 
6. Eles atrevem-se a pedir o que precisam.
 Este ponto é tão simples e mesmo assim existe um número enorme de pessoas que se colocam longe do sucesso porque têm medo de pedir as coisas que precisam. Mesmo que o pedido não dê certo, a experiência e os contatos desenvolvidos no processo levam a muitas outras oportunidades. As pessoas versáteis são ousadas e sabem que mesmo que a estrada não os leve para onde pretendem, ainda assim os poderá levar para grandes lugares. 

8 DICAS PARA SER UM LÍDER RESPEITADO

Chegar a líder já é uma tarefa complicada, agora, ser um líder respeitado sim é bem mais difícil. É comum as equipes respeitarem os líderes apenas em razão da autonomia e poder, o que não é o ideal. Por isso, criamos algumas dicas para você ser um líder realmente respeitado por suas atitudes e trabalho. 


1. Seja Correto

Ser correto é fundamental para ser um líder que as pessoas admiram, não apenas no trabalho, mas em toda a sua vida. Evite dar “colher de chá” quando a pessoa realmente estiver errada, mas também não exagere nas penitencias.
Mostre que você é um bom líder, que sabe como agir, não se prevalece ou abusa do poder que tem.

2. Tenha conhecimento

Uma das formas mais comuns das pessoas verem um líder e respeitá-lo é quando o líder sobressai em razão dos seus conhecimentos, consequentemente, as pessoas que o cercam sentem-se obrigadas a pedir como fazer ou a opinião.
Dessa forma você atingirá o reconhecimento da equipe.

3. Separar os problemas pessoais do trabalho

Esta característica é imprescindível para você ser “amado” pela equipe. Lideres que estão com a cabeça nos seus problemas pessoais, além de não serem respeitados, ainda sofrem com “fofocas” entre funcionários, as quais, com certeza, serão contra você.
Quando estiver no trabalho, centre-se apenas no trabalho, esqueça todo o resto.

4. Saber dar ordens sem constranger

Um líder que não sabe mandar, não pode ser líder! Você precisa saber dar ordens de forma subtil, que as pessoas não se chateiem e, acima de tudo, não torne a situação vexatória e constrangedora.
Jamais chame a atenção de alguém em público, na frente de colegas, isto tornará você o inimigo número 1 da pessoa.

5. Ter capacidade de motivar

Quanto mais motivadas, mais produtivas e satisfeitas são as pessoas. Por isso, um líder respeitado precisa saber motivar quem está ao seu redor.
É comum que lideres de grandes empresas façam cursos de coaching e motivação com foco para trabalhar a capacidade de motivar as equipes. Perceba a importância para se tornar um líder amado e respeitado.

6. Autoconfiança

A autoconfiança pode ser trabalhada, mas existem lideres natos que nascem sendo autoconfiantes.
Para a equipe, encontrar um chefe autoconfiante é fundamental, eles precisam buscar em alguém a autoconfiança que não possuem.
Além disso, um líder autoconfiante costuma resolver os problemas sem dificuldades, abraçando para si as responsabilidades e tornando-se uma espécie de ídolo.

7. Capacidade analítica

Um bom líder precisa ter capacidade de analisar as situações, não apenas aquelas que estão na “sua frente”, mas também quando estão implícitas ou por vir.
Observar a equipe e tirar conclusões rápidas, além de evitar possíveis atritos, pode melhorar bastante a eficiência.

8. Saber resolver problemas da equipe

Um líder respeitado não é aquele que é “ótimo” no trabalho, mas sim que é ótimo em liderar pessoas. Para liderar pessoas você tem que estar apto a resolver os problemas de relacionamento dentro da sua equipe, isto sim que faz a diferença!
Para conseguir tratar os problemas relacionais, você terá de ser sutil, reservado e rígido, mas sem ofender ninguém. Parece algo simples, mas lidar com pessoas nunca é fácil! Tome cuidado.



quinta-feira, 10 de abril de 2014

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO PARA A EXCELÊNCIA

Uma senhora aproximou-se do grande pianista judeu-russo Arthur Rubinstein após um maravilhoso concerto, e lhe disse:


- "Eu daria a metade da minha vida para aprender a tocar assim como o senhor".
E Rubinstein de pronto respondeu:
- "Minha senhora, é exatamente isto o que eu fiz".
O guru Tom Peters aconselha: “Suar em treinamentos para não sangrar na batalha”. A que batalha ele se refere neste pensamento? À luta pela eficiência profissional, pela venda ótima, pelo atendimento pronto ao cliente, pelas práticas que provocam o retorno do cliente a comprar mais e com maior satisfação.
Sem treinamento não existe nada... nem o básico. Não há desenvolvimento, e muito menos “experiência memorável de consumo”. Ninguém faz mágica quando se trata do desempenho de pessoas.
Por mais fé e vontade que tenha um atleta, ele não consegue resultado algum sem treinar duro.
Chega a ser incômodo que para um pianista interpretar uma partitura com a melhor qualidade possível ele precise investir noventa e nove por cento de seu tempo em treinamento. A dedicação impressiona. Um concerto público representa um ou dois por cento de seu tempo total de trabalho, no máximo.
Nas melhores empresas os números são o inverso disso. Não admira que as barreiras para se vencer a competitividade sejam tão grandes e altas, mesmo havendo empresas que crescem graças à ignorância de boa parte de seu público consumidor.
Uma força de trabalho qualificada é o melhor seguro de qualquer organização contra a concorrência e os caprichos do mercado. Outras opções são imprudência, sim... ou estupidez!