quinta-feira, 31 de outubro de 2013

COMO FORMULAR SUA META!

Foto: Dicas de Coaching: COMO FORMULAR SUA META

Quando estamos inseridos no processo de coaching, é importante aprender a criar metas/objetivos.

 

Este post é um  presente para vocês:  5 dicas para formular bem seus objetivos!

 

Metas limitadas criam vidas limitadas. Portanto, ao determinar suas metas vá o mais longe que quiser. Você precisa decidir o que quer, porque essa é a única maneira possível de consegui-lo. Siga estas cinco leis ao formular seus objetivos.

 

1. Exprima seu objetivo em termos positivos. Dizer o que deseja que aconteça. Muito freqüentemente, as pessoas exprimem o que não querem que aconteça como suas metas.

 

2. Seja o mais especifico possível. Como parece, soa, sente e cheira o seu objetivo. Use todos os seus sentidos para descrever os resultados que quer. Quanto mais ricas de sentidos forem suas descrições, mais fortalecerão seu cérebro para criar seus desejos.

 

3. Tenha um procedimento evidente. Saiba como você se parecerá, como se sentirá e o que verá e ouvirá em seu mundo exterior, após ter alcançado seu resultado. Se você não sabe como reconhecer quando o tiver alcançado, pode ser até que já o tenha. Você pode estar ganhando e sentir-se como se estivesse perdendo, se não mantiver o entusiasmo.

 

4. Esteja no controle. Seu objetivo deve ser iniciado e mantido por você. Não deve depender da mudança de outras pessoas para que você seja feliz.

 

5. Verifique que seu objetivo seja ecologicamente sadio e desejável. Projete no futuro as conseqüências de sua meta atual. Seu objetivo deve beneficiar você e outras pessoas.

(do livro Poder sem limites de Anthony Robbins)
Metas limitadas criam vidas limitadas. Portanto, ao determinar suas metas vá o mais longe que quiser. Você precisa decidir o que quer, porque essa é a única maneira possível de consegui-lo. Siga estas cinco leis ao formular seus objetivos.

1. Exprima seu objetivo em termos positivos. Dizer o que deseja que aconteça. Muito freqüentemente, as pessoas exprimem o que não querem que aconteça como suas metas.

2. Seja o mais especifico possível. Como parece, soa, sente e cheira o seu objetivo. Use todos os seus sentidos para descrever os resultados que quer. Quanto mais ricas de sentidos forem suas descrições, mais fortalecerão seu cérebro para criar seus desejos.

3. Tenha um procedimento evidente. Saiba como você se parecerá, como se sentirá e o que verá e ouvirá em seu mundo exterior, após ter alcançado seu resultado. Se você não sabe como reconhecer quando o tiver alcançado, pode ser até que já o tenha. Você pode estar ganhando e sentir-se como se estivesse perdendo, se não mantiver o entusiasmo.

4. Esteja no controle. Seu objetivo deve ser iniciado e mantido por você. Não deve depender da mudança de outras pessoas para que você seja feliz.

5. Verifique que seu objetivo seja ecologicamente sadio e desejável. Projete no futuro as conseqüências de sua meta atual. Seu objetivo deve beneficiar você e outras pessoas.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

COMO TRABALHAR COM UMA PESSOA QUE VOCÊ NÃO GOSTA?

Os seres humanos são orientados a viver bem e serem aceitos na sociedade desde o dia em que nascem. Essa atitude provém do contato quase que cotidiano com diversas pessoas: parentes, colegas, amigos, professores, etc.

No entanto, o convívio social também não é tarefa fácil, muitas vezes temos que “suportar” pessoas com as quais não temos nenhum tipo de afinidade. Pior do que isso é quando a rixa pessoal é confrontada numa situação de âmbito profissional.

“É muito comum haver brigas e discussões entre colegas de trabalho, porém, é mais comum ainda essas desavenças partirem de profissionais que não têm nenhum tipo de relação amigável e realmente alimentam ódio entre si. Já presenciei casos de demissão por justa causa onde os funcionários saíram ‘no tapa’ por questões que nada tiveram a ver com o trabalho”, afirma a especialista em desenvolvimento humano e organizacional, Ruth Maria Kpicioni.

É necessário ter cautela ao definir o que faz com que determinada pessoa seja vista como um desafeto e não deixar que isso atrapalhe o desempenho das funções profissionais. Estas seis dicas indicadas por Ruth podem ajudar a fazer o problema desaparecer:

1. Reformule sua perspectiva

Um bom exercício é treinar para se concentrar nas boas qualidades que essa pessoa possui. Este ato de valorização pode levá-lo a perceber quando ela está sendo agradável e ajudá-lo a ignorá-la quando for desagradável. Tente mentalmente fazer uma lista de todas as coisas boas que ela faz e intencionalmente notar essas coisas durante o dia.

2 . Não demonstre seu desafeto

Existe alguma maneira de ignorar ou evitar a pessoa que está fazendo mal? Fingir que não é afetado pelo comportamento ruim pode ser uma boa atitude para cessá-lo – especialmente se ele está agindo de maneira que é intencionalmente destinada a ferir você.

3 . Não tenha medo de dizer o que está errado

Confrontar a pessoa que não gosta e dizer o que exatamente o incomoda nela, pode fazê-la repensar a forma como age. “Na maioria das vezes, as pessoas são completamente alheias à como o seu comportamento atinge os demais, e trazer isso a tona pode ser o incentivo pra elas mudarem suas ações”, indica a especialista Ruth.

4. Seja gentil

Tente conectar-se com a pessoa para desenvolver uma relação mais próxima. Às vezes, conhecer alguém um pouco melhor e estender a mão em sinal de amizade pode fazer a pessoa começar a abrir caminho para você.

5. Seja rude

Há ocasiões em que a única maneira de conseguir que alguém perceba o que está errado é sendo grosseiro. “Tenha cuidado, no entanto, porque se o problema acabar tendo que ir a uma autoridade superior, é importante que a pessoa não tenha qualquer munição contra você”, explica Ruth Kpicioni.

A especialista acrescenta que se o profissional tentar essa abordagem, ele tem que deixar claro o porquê disso. Por exemplo, “Eu critiquei sua ideia na reunião, porque é assim que você sempre faz comigo. Se não gostou de como se sentiu, talvez não devesse fazer isso com os outros”.

6. Denuncie como último recurso

Ninguém quer ser rotulado de “fofoqueiro”, mas algumas situações são simplesmente impossíveis de se conviver. Se todas as alternativas de empatia falhar, uma intervenção é necessária para cessar o comportamento, caso ele realmente esteja prejudicando o ambiente profissional.

“Tenha uma conversa com seu superior direto, use argumentos para explicar como o desafeto com tal profissional está afetando seu desempenho, e consequentemente, a organização. Um mau relacionamento entre pessoas da mesma equipe pode reduzir o pensamento criativo, a produtividade e a moral da equipe em relação às demais, esses motivos são suficientes para o gestor intervir”, finaliza a especialista em desenvolvimento humano e organizacional.

DIA DE FINADOS: VOCÊ LEVA UMA VIDA DE MORTO VIVO?


Dia de Finados: você leva uma vida de morto-vivo?

Daqui dois dias é Dia de Finados, mas o problema não está com os mortos. Nem com os vivos. Está com os mortos-vivos. Esses que passam a vida toda girando uma roda que não sai do canto. Todos nós vamos morrer, mas tenho certeza que você prefere levar a vida sentindo-se desperto, com brilho nos olhos, sangue nas veias, tesão em viver. Parar de reclamar, vejo gente no cemitério reclamando que está muito lotado! Pode reparar no dia!

Encare de vez que a única coisa que precisa ser mudada é sua percepção, a maneira como você encara a vida. Você já tem tudo o que precisa, está tudo aí, é só usar. Bem simples, mas bem longe de ser fácil. 

Requer dedicação, requer treinamento, requer comprometimento. Não dá para pedir no delivery, você tem que deixar falar "AH..MAS ESSE É MEU JEITO EU NÃO MUDO" e ir atrás, mudar seus condicionamentos, mudar a própria mente. Muitos estão mudando, a vida passa rápido, daqui a pouco somo nós que estaremos sendo homenageados neste dia...Daí não vai dar para mudar mesmo! A Hora é agora.

DAN ARIELY: O QUE NOS FAZ SENTIR BEM EM NOSSO TRABALHO?

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

14 HÁBITOS PARA UMA CARREIRA DE SUCESSO


Dan McCarthy, especialista em assuntos de liderança, resume 14 tópicos essenciais para uma carreira bem-sucedida. Acontecem muitas mudanças no mundo profissional, mas estas lições continuam a ser importantes. O seu ponto de vista pode ser diferente – sinta-se livre para deixar um comentário sobre o que gostaria de acrescentar à lista.

1. Seja pontual.

A pontualidade não demonstra apenas responsabilidade mas também respeito. Chegue a tempo não apenas com clientes importantes ou para reuniões com o chefe – é o melhor sinal de respeito (ou desrespeito) para com todos.

2. Seja gentil com as pessoas.

Ou, pelo menos, não seja o idiota. Não se trata de ser seletivamente bom, mas sempre agradável com todos. Trabalhar aos empurrões é, provavelmente, a única coisa que as pessoas odeiam no seu trabalho. Se não for dessas pessoas, terá uma carreira longa e gratificante. Se o ato de trabalhar é fácil, então poderá compensar um monte de outros problemas.

3. Não trame o seu chefe ou colegas de trabalho.

Assuma sempre que o que diz sobre alguém irá chegar a essa pessoa mais cedo ou mais tarde. Veja a dica #2 – diga coisas simpáticas nas suas costas. Quando alguém está na FOFOCANDO sobre outra pessoa, assuma que o podem fazer sobre si também.

4. Os relacionamentos são a base do trabalho.

O mercado de trabalho não é apenas o que você faz – é também quem conhece e quão bem os conhece. Os chineses chamam a isto de “Guanxi”. Numa sociedade e economia totalmente interligada, penso que os relacionamentos são mais importantes do que nunca.

5. Nunca perca de vista o que é realmente importante.

A família vem em primeiro lugar, depois o trabalho. Sim, trabalho duro – mas não se torne num workhaolic. Tenho visto muitas pessoas viciadas no trabalho a arruinar a sua saúde e relações. Quando assumem cargos importantes, começam por queimar os seus colaboradores.

6. Esforce-se, todos os anos, para adicionar algo ao seu curriculum.

Para o conseguir, procure novos projetos interessantes sobre temas desconhecidos para si. Procure desafios.

7. Se não gosta de algo no seu trabalho…

…(do seu chefe, colegas, etc.) tem três opções: faça algo para o tornar melhor, aceite-o ou saia. Queixar-se sobre isso só vai irritar os seus colegas, amigos e família. Ah, e não mudará nada.

8. Quando for hora de abandonar o trabalho, faça-o graciosamente.

Nunca queime pontes nem deixe remorsos para trás. Mesmo que se sinta tratado injustamente, siga o seu caminho. Lembre-se que a próxima pessoa a contratá-lo vai, provavelmente, pedir indicações ao chefe que deixou para trás. Deixe para trás uma opinião e uma recomendação brilhante.

9. Procure conectar-se sempre, não apenas quando está a procura de trabalho.

E lembre-se, uma boa rede de contatos constrói-se através da ajuda e das oportunidades que cria para os outros, não apenas quando precisa de um favor.

10. Seja pro-ativo, não fique à espera de ordens.

Claro, todos somos pagos para fazer o que nos é dito, mas o verdadeiro sucesso chega com novas ideias, coisas que ninguém pediu.

11. Tenha uma atitude positiva.

Procure possibilidades, não problemas. As atitudes positivas e negativas são altamente contagiosas.

12. Aprenda continuamente.

Procure sempre chefes e projetos onde possa aprender, oportunidades para obter opiniões e mantenha-se esganado por novo conhecimento e melhores práticas. Certifique-se que cada novo trabalho é uma oportunidade para aprender coisas novas, não apenas para fazer a mesma coisa que já faz há anos.

13. Pergunte o que quiser.

Não assuma que o seu chefe ou colegas podem – ou “deviam” ler a sua mente. Não podem. Portanto, cabe a si levantar as suas dúvidas.

14. Quando confrontado com uma decisão ética…

…pergunte-se: “Encararia com naturalidade a minha decisão se ela aparecer na primeira página do jornal de amanhã?” Em vez de: “Quais são as hipóteses de ser apanhado?” Nunca comprometa a sua ética – é onde a regra do “somos pagos para fazer o que nos é dito” é anulada.


5 ASPECTOS CHAVE PARA UMA LIDERANÇA INSPIRADORA

Esqueça o estereótipo de liderança com uma pessoa de terno e gravata a andar de um lado para o outro no escritório. Hoje, a liderança inspiradora e os bons líderes destacam-se de todas as formas. Pode ser uma estudante de marketing vestida de calças de ganga que gere uma empresa online a partir de sua casa. Pode ser um rapaz com um penteado estranho, descalço, a apresentar um novo dispositivo inovador numa grande conferência.
“A nossa pesquisa indica que o que realmente importa é que os líderes sejam capazes de criar entusiasmo, capacitar as suas pessoas, inspirar confiança e serem inspiradores para as pessoas à sua volta”, diz Peter Handel, presidente executivo da Dale Carnegie Training, uma empresa de liderança.
No entanto, com as diferenças entre os líderes de hoje e os de ontem, existem algumas questões sobre as quais debater. Aqui estão os 5 aspetos chave propostos por Handal para uma liderança efetiva:

1. Enfrente desafios.

Os grandes líderes são corajosos o suficiente para enfrentar situações difíceis e lidar com elas honestamente. Quer se trate de dar um passo atrás devido a uma retração dos negócios ou ajudar um colaborador em dificuldades, os líderes eficazes enfrentam esses desafios abertamente. Realizar comunicações regulares com a sua equipa, informando-os tanto das boas como das más notícias, é importante para fazer com que os colaboradores sintam que confia neles e que é improvável serem apanhados desprevenidos.
“As fofocas nas máquinas de café são, geralmente, 10 vezes piores que a realidade”, diz Handal. “Os funcionários precisam de ver os seus líderes lá fora, confrontando a realidade”.

2. Ganhe confiança.

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Os colaboradores são mais leais e entusiasmados quando trabalham num ambiente gerido por pessoas em quem confiam. A construção dessa confiança pode ser feita de várias maneiras. A primeira é mostrar-lhes que se preocupa com eles, diz Handal. Tenha interesse nos seus colaboradores além do local de trabalho. Não force, aconselha Handal, mas pergunte sobre o jogo de futebol do filho ou como corre a faculdade. Deixe os seus funcionários saberem que está interessado no seu sucesso e discuta as suas carreiras regularmente.
Quando os colaboradores, fornecedores ou outras pessoas relacionadas com a empresa cometem erros, não os repreenda ou corrija com raiva. Em vez disso, explique a situação calmamente bem como o que espera deles no futuro. Quando as pessoas sabem que você não tem interesse em repreendê-los e que tem o melhor interesse neles, então vão confiar em si.

3. Seja autêntico.

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Se não quer ser lobo não lhe vista a pele. Os colaboradores e as outras pessoas que lidam com a sua empresa são capazes de perceber se está a fingir ser alguém que não é, diz Handal. Isso pode levá-los a questionarem-se sobre que outras coisas você poderá fingir. Tem uma paixão por sapatos extravagantes? Use-os. Gosta de entusiasmo e diversão? Faça-os rir. Use os seus pontos fortes e traços de personalidade para desenvolver o seu estilo de liderança pessoal.

4. Ganhe respeito.

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Quando se comporta de forma ética e da maneira que gostaria que os outros se comportassem, você ganha respeito. Os líderes que são entendidos como “eu e eu próprio” não vão longe, diz Handal. Um comportamento ético contribui para que colaboradores e outras partes interessadas tenham orgulho na empresa, o que é uma parte essencial do compromisso. Além disso, os clientes são menos propensos a fazer negócio com a empresa se não respeitarem os seus valores e liderança.

5. Permaneça curioso.

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Os bons líderes permanecem inteletualmente curiosos e comprometidos com a aprendizagem. São curiosos e andam constantemente à procura de novas ideias, perspetivas e informações. Handal diz que os melhores líderes entendem que a inovação e as novas abordagem podem vir de muitos lugares e estão sempre à procura de conhecimento ou pessoas que possam dar-lhes vantagem.
“Os líderes bem-sucedidos que conheço são verdadeiramente curiosos. Estão interessados nas coisas à sua volta, que contribuem para a sua visão”, diz Handal.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DICA DE GESTÃO DO DIA!

Não se preOCUPE com os problemas. OCUPE-SE em resolvê- los. 

Não culpe. Pergunte-se: "onde eu errei?" Tire as lições e não erre mais a mesma coisa.

Não perca tempo lamentando-se pelas perdas. O tempo não volta e melancolia só aumenta ainda mais os prejuízos. Olhe pra frente !

Desejo uma semana extraordinária a todos.