segunda-feira, 19 de novembro de 2012

7 APRENDIZADOS DE GESTÃO QUE PODEMOS ABSORVER COM O REBAIXAMENTO DO PALMEIRAS - PARA QUE NÃO SE REPITA NA SUA EMPRESA!

Um time profissional não difere em nada de uma empresa. O rebaixamento da S.E. PALMEIRAS deixa 7 lições que gestores e funcionários como um todo não podem permitir que aconteçam na empresa ao qual trabalham. 

1. FALTA DE PLANEJAMENTO: Qual era o planejamento do time para o ano de 2012? Em qual estádio jogaria? Tinha metas traçadas claramente? Obviamente que não. Toda companhia deve ter claro uma meta de onde quer chegar. Um orçamento e plano de ação que evite surpresas durante a caminhada. Um plano B para mudança de rumo caso haja necessidade. Improviso pode ser bom num dia - nunca numa temporada. 

2. DIRETORIA PERDIDA E SEM CARISMA: Alguém já viu o Presidente do Palmeiras dando uma entrevista? Você seguiria este cara? E o restante da direção? Passa convicção? A resposta é NÃO!  É mesma coisa com uma grande empresa - se  o líder num passa energia e confiança para o resto do time nada dará certo. É preciso firmeza e carisma daqueles que tomam as decisões para que o restante acredite e cumpra as objetivos. 

3. NÃO ADIANTA SER O CRAQUE E VIVER DE CONQUISTAS PASSADAS - TEM DE PROVAR: Quantos funcionários - principalmente vendedores - não se gabam de ser o melhor de todos os tempos. Que se acha acima do bem e do mal. Que não "precisa provar mais nada" nem "aprender mais nada". O popular vendedor ressentido, pois vê alguns jovens com energia e vontade de aprender, e ele fica de longe dando risadinha e lembrando um passado distante - que talvez só tenha existido em sua cabeça dura. No Palmeiras foi a mesma coisa: Valdívia, por exemplo. Vive de um passado idealizado, mas na hora que mais precisou dele ficou de longe "fritando" os companheiros. Não basta ser o "craque", tem de provar em campo - ou no salão de vendas. 

4. CONTRATAÇÕES MAL FEITAS: Num empresa, o momento da contratação é tudo. É o futuro de seu planejamento que está em jogo. Aquele profissional que tem algumas referências realmente pode fazer parte daquilo que você entende como equipe? Do seu conceito de equipe vencedora? Pois não adianta ter referências, tem de ter o brilho no olhar de um vencedor. O Palmeiras contratou vários jogadores com alguma referência, mas sem brilho algum, sem gana de vencer, de se destacar para o seu grupo. 

5. UMA GRANDE CONQUISTA NO ANO, NÃO SIGNIFICA QUE TUDO ESTÁ CERTO E QUE VIRÃO NOVAS CONQUISTAS:  Sua equipe fez um mês espetacular, inesperado, vencedor. O que significa? Nada, a não ser que venha novas conquistas para coroar.  
Um mês muito bom não significa que tudo está certo e vamos deixar os dados rolarem. Eis aí um grande engano: ser inebriado pela vitória. O Palmeiras conquistou a COPA DO BRASIL! Ótimo, mas não poderia ter deixado o carro no ponto morto; deveria ter aprendido com a vitória, não ter sido cegado por ela. 

6. LIDERANÇA SOMENTE NA BASE DA PRESSÃO E MAL HUMOR NÃO LEVA A LUGAR ALGUM: Todo líder que trabalha na base do medo e da pressão tem uma vida de liderança curta. Pode ter resultado por algum tempo, não por todo o tempo. Ninguém gosta de um clima de mal humor 100% do dia - não dá resultados e só atrai para sua órbita de liderança outros mal humorados como você. FELIPÃO no Palmeiras foi assim. Tratava todos sem educação e deixava visível sua falta de comando e liderança do grupo. Chato demais, não passava credibilidade e demorou para a "empresa" perceber. 

7. SÓ "CAMISA" E ARROGÂNCIA NÃO GANHA JOGO: Essa é uma lição importante  para finalizar - Num ache que por sua empresa ser "gigante" perante o mercado que não deva ter planejamento, espírito de luta, equipe unida pelas metas. Somente seu nome não vai ser garantia de resultado algum. Precisa de pessoas por trás da fachada. Num importa se sua camisa for "verde" ou "vermelha" arrogância por se achar acima dos outros só vai te dar ilusões de engrandecimento. Cuidado. O mesmo foi com o Palmeiras; achava que por ser um dos "grandes" do futebol uma hora, num passe de mágica, tudo iria se consertar. Amigos: sem suor, companheirismo, humildade e dedicação nós não chegamos a lugar algum - independente da empresa.